A Escola Estadual de Ensino Fundamental Januário Correa, em Montenegro, no Vale do Caí, está recebendo os alunos normalmente nesta quarta-feira (31). A instituição ficou sem aulas na segunda e na terça-feira após 34 estudantes apresentarem sintomas de rubéola.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, a direção da escola está em contato com os pais para acompanhar a situação das crianças. A orientação neste momento é para que alunos que apresentem algum sintoma suspeito não assistam às aulas. A Vigilância em Saúde de Montenegro já coletou material para verificar se realmente trata-se de rubéola.
Leia mais:
Sobe para 10 o número de mortes por gripe A no Rio Grande do Sul
Os perigos de contrair rubéola durante gravidez
Fique atento às "pegadinhas" nos planos de saúde populares
Os alunos, a maioria na faixa dos 10 anos, apresentaram manchas e coceira pelo corpo. O primeiro caso foi registrado no dia 15 de maio. O segundo, no dia 18. Até terça, dia 30, já eram 34 casos suspeitos.
A rubéola é transmitida por espirro ou tosse, ou de forma congênita, de mãe para filho, durante a gravidez. Além de manchas pelo corpo, quem tem a doença pode apresentar febre baixa, dor de cabeça, congestão nasal e inflamação nos olhos. A vacina contra a doença está no calendário de vacinação para bebês de um ano e é oferecida nos postos de saúde.