A RBS TV e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai-RS) formalizaram nesta terça-feira, dia 4, a parceria para o Projeto Patrulha Digital no RS, desenvolvido pela Rede Globo em todo o país. A assinatura ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.
A iniciativa integra as ações para preparar a população para o desligamento do sinal analógico de televisão, previsto para 31 de janeiro de 2018 em Porto Alegre e Região Metropolitana, Caxias do Sul e região e cidades do Vale do Taquari. O cronograma completo de desligamento pode ser consultado no site da TV Digital RBS.
O projeto vai permitir que docentes do Senai/RS sejam atualizados sobre essa tecnologia pela RBS TV, para apoiar o desenvolvimento e difusão da TV digital no Estado.
– Essa atualização dos professores do Senai/RS, em contato com os profissionais da RBS TV, será, por sua vez, multiplicada para os alunos de todos os cursos. Serão profissionais que estarão aptos para atuar no processo da TV aberta digital – disse o diretor de Tecnologia da RBS TV, Carlos Fini.
Lacuna
A expectativa é de que o projeto complemente a formação dos alunos do curso de elétrica e afins (eletrônica, eletrotécnica, informática, automação, telecomunicações, entre outros). A parceria abriu a porta para uma iniciativa que promete oportunidades de trabalho: o curso de Antenista Digital do Senai/RS.
– A partir do Patrulha Digital, percebemos a oportunidade de um curso que pode abrir o mercado de trabalho para quem precisa – afirmou o diretor regional do Senai/RS, Carlos Artur Trein.
Já há quatro capacitações marcadas, sendo a primeira delas no próximo sábado. O curso tem duração de oito horas e custa R$ 60. Cada turma tem 25 vagas.
– Existe uma lacuna no mercado. Temos uma parcela da população que vai precisar desse profissional. Mesmo quem não é da área poderá fazer o curso – explicou o gerente técnico do Senai/RS, Eliseu André Ferrigo.
Curso antenista digital Senai/RS
É um curso de iniciação profissional com oito horas de duração. É predominantemente prático, ensinando o aluno a trabalhar com instrumentos de medição e ferramentas, confeccionar cabos e conectar dispositivos.
- Para quem: público geral, com idade superior a 18 anos e, no mínimo, ensino fundamental incompleto
- Inscrições: podem ser feitas pelo site do Senai
- Informações: pelo telefone 0800-518555
- Início: primeira turma no próximo sábado (dia 8 de abril), manhã e tarde
- Onde: Senai Construção Civil (Avenida Jaime Vignoli, 693, Bairro Anchieta, Porto Alegre)
- Custo: R$ 60
- Próximos cursos: dia 17 de abril (noite), dia 29 de abril (manhã/tarde) e dia 8 de maio (noite).