Balões de vários formatos e cores sobrevoam o céu de Torres, no Litoral Norte, em mais uma edição do Festival de Balonismo, que começou na sexta-feira e acaba nesta segunda. O fim de semana de tempo firme contribuiu para que um grande público fosse prestigiar as provas de competição, apresentações e shows.
– O tempo bom foi o fator principal deste festival de 2017. Nos últimos anos ocorreram poucos voos em função de pancadas de chuva e outras questões climáticas não favoráveis. Neste ano todos os voos previstos aconteceram – afirma Priscila Gamba da Diretoria de Comunicação e Marketing da prefeitura de Torres.
Leia mais:
Festival de Balonismo segue até segunda-feira em Torres
Domingo ensolarado deve elevar temperaturas no Rio Grande do Sul
Confira a previsão do horóscopo de cada signo para este domingo
Na tarde de domingo, houve um pico de público devido ao sol e à temperatura agradável. A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira foi uma das atrações. Além disso, a Tenda Cultural contribuiu com apresentações de música, mágica e invernadas artísticas. No parque, visitantes também puderam conhecer o Food Park, espaço rural, feira comercial, ônibus de clubes de futebol, tenda de erva mate e concurso gastronômico.
A competição
As competições ocorrem durante os quatro dias de evento. Os desempenhos dos concorrentes são avaliados pela equipe Air Show. O grande vencedor será anunciado nesta segunda-feira, a partir das 15h30min, no evento final, que contará também com uma apresentação especial para o público chamada Voo Fiesta.
Uma das competições mais esperadas é a prova da chave, que ocorre a partir das 7h, nesta segunda-feira. No alto de um mastro de seis a 10 metros de altura do chão é fixada uma chave de um carro 0 km. Os concorrentes, que decolam de uma distância mínima de 3 quilômetros, têm o objetivo de, sem encostar no chão, pegar com as mãos a chave. O vencedor leva para casa o veículo.
Durante a programação, quatro balões de formato especial alegram os visitantes: a Galinha Pintadinha, a Cegonha, o Cristo Redentor e o Palhaço. Ao todo são 42 balões que sobrevoam o céu de Torres.