Um jovem brasileiro, cuja cura "milagrosa" foi atribuída a dois dos três pastorinhos de Fátima em Portugal, comparecerá, em 13 de maio, à canonização destes, que o papa Francisco realizará no local onde a Virgem Maria supostamente apareceu em 1917, anunciou na sexta-feira o santuário.
O jovem, então com seis anos de idade, sobreviveu, em 2007, sem sequelas a uma queda de sete metros, apesar de ter tido um grave traumatismo craniano.
O menino teve alta do hospital depois de seus familiares invocarem Nossa Senhora de Fátima e os dois pastorinhos, apenas três dias após o acidente, informou na quinta-feira a Rádio Vaticano.
Leia mais:
Em carta a Temer, Papa recusa visita ao Brasil e comenta a crise do país
Ataque com armas químicas na Síria foi um "massacre inaceitável", diz Papa
Papa defende cultura "multiétnica"
Segundo a mesma fonte, uma equipe médica qualificou esta recuperação de "inexplicável do ponto de vista científico". Em 23 de março, o papa Francisco reconheceu esta cura como um milagre, abrindo caminho para a canonização dos dois pastorinhos, os irmãos Francisco e Jacinta Marto.
A canonização coincide com o centenário das aparições da Virgem Maria, que os dois pequenos pastores e sua prima Lucia dos Santos afirmaram ter visto pela primeira vez em 13 de maio de 1917.
A cerimônia, presidida pelo papa Francisco, que peregrinará a Fátima em 12 e 13 de maio, ocorrerá 17 anos depois da beatificação de Francisco e Jacinta pelo papa João Paulo II.
Este último reconheceu em 1999 como primeiro milagre atribuído aos pastorinhos a cura de Maria Emilia Santos, que levantou da sua cadeira de rodas em 1988 após 22 anos paralisada.