A Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul (APRS) promove neste sábado, no Teatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), o painel "Comportamentos de risco e suicídio na infância e adolescência: o papel das redes sociais, causas e medidas protetoras".
O assunto veio à tona nos últimos meses após a repercussão sobre a série 13 Reasons Why ( disponível no Netflix), que conta a história da adolescente Hannah, que tirou a própria vida e deixou 13 fitas explicando os motivos, e a os possíveis casos de vítimas do Jogo da Baleia Azul, uma série de desafios propostos a jovens pela internet, incluindo suicidar-se no final. A abordagem do encontro falará sobre estes temas e deve também esclarecer como identificar comportamentos de risco.
Leia mais:
Suicídio de jovens: casos de automutilação são frequentes e acendem alerta
"13 Reasons Why" e o suicídio de jovens: o que especialistas veem de positivo e de negativo na série
"No primeiro desafio a pessoa fica depressiva", diz mãe de menino que entrou no jogo Baleia Azul
A APRS convidou três especialistas para falar sobre o tema, os médicos psiquiatras Rafael Moreno Ferro Araújo, Berenice Rheinheimer e Christian Kieling. O evento é coordenado por Silzá Tramontina, diretora do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da APRS, e conta com a participação do Comitê de Prevenção do Suicídio da entidade.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail aprs@aprs.org.br ou telefone (51) 3024.4846, das 14h às 22h. Inscrições neste formulário: https://goo.gl/ZTxMd6
O evento é das 9h às 12h, no Teatro da Amrigs, na Avenida Ipiranga, 5311, Partenon. Os participantes devem levar um pacote de fraldas descartáveis para posterior doação a entidades carentes.