O Mãos que Ajudam, programa permanente de auxílio humanitário e de serviço comunitário, fará um evento gratuito sobre educação financeira em três encontros: nesta quinta-feira, 30 de março e 6 de abril, sempre das 20h às 21h30min.
A intenção é ensinar às pessoas como elas podem se organizar para ter reservas financeiras – tanto para momentos emergenciais quanto para realizações pessoais.
Conforme o bancário Eduardo Sarmento, voluntário e um dos organizadores da ação, a ideia é que a educação financeira possa indicar as melhores maneiras de lidar com o dinheiro.
Leia mais
Preso na Carne Fraca diz que peemedebista recebeu "muito dinheiro" de fiscal
Supremo nega recurso de Lula para suspender processo da Lava-Jato
Sigilo da lista de Janot não será aberto nesta semana, informa STF
– É possível uma pessoa fazer as coisas que deseja sem se endividar ou pagar juros. Mas, para isso, é preciso economizar e ter calma. Eu costumo dizer que os juros são o preço da impaciência – diz Sarmento.
O bancário esclarece que o curso é voltado para pessoas de todas as idades e faixas salariais. A ideia é mostrar que é possível consumir de forma planejada, ter organização financeira e viver de acordo com os próprios recursos. As aulas irão abordar conteúdos que se enquadram na vida prática das pessoas.
– Consumir é bom, mas planejar é melhor ainda, e uma das grandes questões das pessoas é saber decidir como gastar o dinheiro. Vamos mostrar vídeos e incentivar o pessoal a ter ideias sobre o assunto. Vamos falar sobre como cada um pode cuidar do seu dinheiro sem gastar mais do que ganha – afirma.
O evento será na Avenida Princesa Isabel, 300, bairro Santana, em Porto Alegre (em frente ao Instituto de Cardiologia). São 400 vagas disponíveis e as inscrições ocorrem na hora. Para quem puder colaborar, haverá arrecadação de doações de material escolar.
Confira as datas e temas de cada encontro:
Dia 23/03, às 20h – Como os hábitos afetam as finanças pessoais
Dia 30/03, às 20h – Ferramentas e recursos disponíveis na Internet para auxiliar no planejamento financeiro
Dia 06/04, às 20h – Princípios de autossuficiência e viver previdente