O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) decidiu fechar temporariamente cinco leitos de internação. Das 843 vagas que se encontram ativas, dois leitos do 5º andar e três do 8º deixam de receber pacientes no momento.
Leia mais:
Hospital de Clínicas restringe partos devido a superlotação da UTI Neonatal
UTI Neonatal do Hospital de Clínicas está superlotada
HCPA abre concurso: há oportunidades para níveis médio e superior
A medida faz parte de uma série de ações para reduzir despesas com materiais médico-hospitalares, medicamentos, insumos e serviços em geral. Segundo o hospital, os custos dos itens aumentou, mas não houve acompanhamento dos valores repassados pelo SUS nos últimos cinco anos.
Em nota, a instituição afirma que a medida serve para "manter o equilíbrio orçamentário de assegurar a prestação de uma grande quantidade de serviços à população, com qualidade e segurança". "O HCPA não recebe pela totalidade da assistência prestada, enfrentando desequilíbrio financeiro. Por outro lado, a PEC do teto dos gastos públicos restringe o orçamento para 2017", aponta o hospital.
Conforme o Clínicas, foram realizados, em 2016, cerca de 34 mil internações, 612 mil consultas, 49 mil procedimentos e cirurgias, 3,8 mil partos e 3,4 milhões de exames.