Comuns nos meses de verão, as chuvas colaboram para o aumento de buracos nas ruas e estradas de todo o país. Por esse motivo, é preciso ficar atento às condições de dirigibilidade das vias para evitar que itens como o catalisador sejam danificados. De acordo com a Umicore, fabricante do componente, esse cuidado é necessário principalmente quando a peça está localizada sob o assoalho do veículo.
– Impactos causados por estradas desniveladas ou mal conservadas podem causar a quebra da cerâmica do componente em carros que possuem o catalisador nesta posição. Por isso, em casos de grandes choques é importante levar o veículo para uma revisão não só do catalisador, mas dos pneus, rodas e itens da suspensão – recomenda o gerente comercial da indústria, Cláudio Furlan.
O catalisador é responsável por transformar os gases poluentes originados da combustão em substâncias inofensivas. A peça é desenvolvida para ter a mesma durabilidade do veículo, desde que a manutenção do automóvel seja feita da maneira correta, conforme as orientações da montadora, a fim de evitar que problemas em outros itens comprometam a eficácia do catalisador. Porém, quebras podem ocorrer dependendo da sua aplicação, como trafegar em vias muito esburacadas.
– Caso haja a necessidade de realizar a troca do catalisador, é importante verificar a procedência do componente, certificando se ele é homologado pelo Inmetro. O selo do instituto é a garantia de que a peça é de qualidade – diz Furlan.