O nome pelo qual deverá ser conhecido ainda não foi divulgado, mas provisoriamente é chamado de Central de Serviços. Trata-se de um projeto piloto do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que pretende colocar na internet uma série de serviços que hoje estão disponíveis só nas agências do órgão.
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Entre as principais opções da nova ferramenta on-line, está permitir que as pessoas façam pedidos de aposentadoria e comecem a receber o benefício sem sair de casa. Isso, claro, desde que a documentação esteja em dia e de acordo com as regras do INSS.
Mas essas opções avançadas somente devem estar disponíveis nos próximos dias. A data ainda não é divulgada pelo INSS, que não fala oficialmente sobre o assunto desde que o presidente do instituto, Leonardo Gadelha, antecipou a novidade, em dezembro.
Paradas
Mas em fase de testes, qualquer segurado do INSS pode criar uma conta e começar a verificar dados lançados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Todos os salários que o segurado já recebeu em todos os empregos que teve podem ser conferidos.
Até o final do ano, de acordo com a resposta do sistema, a ideia é levar o serviço a todo país, após testes no Rio Grande do Norte. Outra funcionalidade será a simulação do tempo de serviço.
OS SERVIÇOS DISPONÍVEIS
Agora
– Consultar os dados lançados no CNIS.
– Conhecido como extrato de contribuições previdenciárias, mostra todos os salários que o segurado já recebeu.
No futuro
– Dar entrada no pedido de aposentadoria.
– Agendar pedido de auxílio-reclusão, benefício assistencial, pensão por morte, salário maternidade.
– Marcar perícia médica e prorrogação de outros benefícios.
– Simulação do tempo de serviço, com o extrato mostrando a soma do período.
COMO USAR O SITE
O acesso
– Entre no site servicos.inss.gov.br.
– A primeira tela apresenta a instrução para escolher o serviço desejado.
– Comece pela primeira opção, Extrato do CNIS, à esquerda.
Autenticação
– O serviço vai pedir um login por meio de uma nova tela que abrirá.
– No primeiro acesso, clique na opção “Caso ainda não possua, clique aqui para cadastrar uma senha”.
– Em uma nova tela, preencha os dados pessoais.
Código
– Ao final desse preenchimento, um código será apresentado na tela.
– Anote esse número.
Telefone 135
– Ligue para o telefone 135.
– O sistema informará que, para validar o código, é necessário discar 1.
– O atendente pedirá que o segurado confirme algumas informações.
– Pedirá também o código de acesso gerado pelo sistema.
– O atendente fará cinco perguntas, com múltiplas opções de respostas, das quais o segurado terá de acertar quatro.
Cadastro pronto
– Volte ao site. Será preciso usar o código para cadastrar nova senha com o uso do código.
– Será possível acessar o CNIS.Importante
– O sistema só será oficialmente lançado a partir deste mês.
– Caso ocorra erro, tente em outro navegador (Internet Explorer e Google Chrome, por exemplo).