O ano está quase acabando e chega o momento em que são divulgadas retrospectivas sobre os acontecimentos mais diversos. Para definir quais foram as tendências que se destacaram ao longo desses 12 meses, o Google divulgou uma lista dos itens mais pesquisados no site de busca. A lista contempla pessoas, artistas, atores, filmes, memes, esportistas, e dúvidas sobre o que é, por que ou como fazer.
O jogo Pokemon Go foi a grande febre de 2016. Não à toa, os monstrinhos de bolso lideram o top 10 dos mais pesquisados do Google no Brasil neste ano. Mesmo tendo passado poucos dias do acidente, o termo Chapecoense entrou na lista e foi o quarto mais buscado durante o ano. Em segundo, terceiro e quinto lugar estão os Jogos Olímpicos Rio 2016, Big Brother Brasil e a tabela do Brasileirão.
Na categoria pessoas, o primeiro da lista é o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, seguido de Ana Hickmann e de David Bowie. Em quarto lugar ficou o recém eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que é o primeiro lugar na lista de mais pesquisados no mundo todo. E em quinto lugar, a jornalista Fernanda Gentil.
Leia mais
Plugin do Chrome deixa roxo o nome de políticos ficha-suja. Saiba como usar
MEC e Planejamento autorizam universidades federais a nomear 150 professores concursados
IPTU 2017 com desconto poderá ser pago a partir de segunda na Capital
Entre os artistas da música, a liderança ficou com Dennis e Mc's Nandinho & Nego Bam, que cantam Malandramente, sucesso em 2016. Em seguida, estão MC Bin Laden, cantor do funk Tá tranquilo, tá favorável, Banda Vingadora, que interpreta a música Metralhadora, e Marília Mendonça, artista sertaneja que canta a música Infiel.
Entre os atores, superando o astro Leonardo DiCaprio, segundo no ranking, o primeiro lugar ficou com Alexandre Borges, que teve um vídeo íntimo vazado na web neste ano. A lista segue com Paulo Zulu - que também teve a intimidade exposta na internet - o britânico Alan Rickman, que interpretou Severus Snape, na saga Harry Potter e morreu em janeiro, e Guilherme Karan, conhecido por interpretar papéis cômicos, que morreu em julho.
Em ano de Olimpíada, os nomes mais pesquisados entre os esportistas foram Arthur Nory, ginasta vencedor da medalha de bronze na Rio 2016, Ingrid Oliveira, atleta de saltos ornamentais que se envolveu em uma polêmica na véspera da final por levar um colega da delegação para dormir no seu quarto na Vila Olímpica, Michael Phelps, ex-nadador norte-americano que conquistou o maior número de medalhas de ouro olímpicas em uma única edição, Usain Bolt, velocista jamaicano campeão olímpico e mundial - além do talento no atletismo, ele virou assunto ao final dos Jogos Olímpicos 2016 após o vazamento de fotos com uma garota brasileira, e Jade Barbosa, ginasta brasileira que precisou abandonar a prova final do individual geral durante a apresentação por causa de uma lesão do tornozelo.
Na lista de filmes mais pesquisados em 2016 estão Deadpool, Esquadrão Suicida, Batman vs Superman, Invocação do mal 2 e Procurando Dory. Os campeões de memes na internet foram a série Girls in the house, o reality show A fazenda, Enem, tá tranquilo, tá favorável e Andrea Mello, cover da cantora Britney Spears.
A frase "pergunte ao Google" já é quase uma gíria, e os "porquês" mais pesquisadas ao longo do ano foram: por que Geraldo Luiz saiu da Record, por que o Reino Unido quer sair da União Europeia, por que Monica Iozzi vai sair do Video Show, por que o WhatsApp foi bloqueado e por que o Estado Islâmico ataca a França. Ainda no quesito questionamento, os líderes da categoria "o que é" foram o que é crush, o que é amor, o que é substantivo, o que é logradouro e o que é filosofia.
Para encerrar, parece que muita gente está curiosa para saber como se faz amoeba, primeiro lugar na lista de "como fazer". Logo em seguida estão os termos como fazer inscrição Enem 2016, como fazer crepioca, como fazer bolo e como fazer projeto de pesquisa.