Começou nesta semana, no Rio Grande do Sul, a filmagem da prova prática para obtenção da Carteira Nacional da Habilitação (CNH). Na terça-feira, o Centro de Formação de Condutores (CFC) Rumo Certo, em Gravataí, foi o primeiro a realizar as provas com o novo sistema, em caráter experimental. As informações são da Rádio Gaúcha.
A partir de 10 de novembro, o CFC Hot Car, em Porto Alegre, também começa as filmagens. O período de testes vai até 13 de março de 2017. A partir desta data, começa a implantação definitiva da filmagem em todas as provas práticas de direção realizadas no Estado.
Leia também
Multas estão mais caras a partir de hoje: aumento é de mais de 50%
Detran gaúcho não tem prazo para implementar desconto de 40% nas multas
Estado não adere a sistema de descontos para pagamentos de multas por aplicativo
São quatro câmeras instaladas nos carros para os testes: duas internas, focando examinador e aluno, além dos pedais do examinador; e duas para imagens externas, focando o trajeto em frente, e o espelho retrovisor. Um microfone também grava o áudio interno no carro.
No período de testes, os examinadores do Detran farão o registro da prova utilizando o sistema antigo e o novo paralelamente.
Atualmente, os registros das provas são feitos em formulários de papel. Com o sistema da Prova Prática Eletrônica (PPE), os registros serão feitos em um tablet, vinculando as informações do exame com o áudio e o vídeo da gravação. Futuramente, mas ainda sem prazo, o sistema também será integrado ao controle biométrico, com a conferência das digitais do examinador e candidato.
O registro de aulas e provas em sistema informatizado está previsto em legislação federal. No Rio Grande do Sul, ele foi complementado pela filmagem, com o objetivo de dar transparência ao processo. Quando estiver totalmente implantado, o candidato poderá solicitar as imagens da prova.
*Rádio Gaúcha