O filho de um casal de indianos que cresceu na parte mais pobre de Orange County, na Califórnia, Estados Unidos, iniciou a carreira com apenas um desejo: ficar rico. Aos 16 anos, fundou o primeiro site. De lá para cá, Neil Patel tornou-se referência em empreendedorismo online; cofundou empresas como Crazy Egg, Kissmetrics e Hello Bar; prestou consultoria de marketing digital para Google, General Motors, NBC, Ebay e Viacom.
Coautor do livro Hustle: The Power to Charge Your Life with Money, Meaning and Momentum ("Negócios: o poder de turbinar sua vida com dinheiro, significado e oportunidade", em tradução livre), Neil Patel foi reconhecido como um dos 100 melhores empreendedores com menos de 30 anos pelo presidente Barack Obama e um dos 100 melhores empreendedores com menos de 35 anos pela ONU.
Em Florianópolis, para participar do RD Summit – maior evento de marketing digital do país, que ocorre nesta quinta e sexta na Capital – Patel conversou com o Diário Catarinense sobre como ser bem-sucedido em negócios na internet.
Você costuma dizer que começou a carreira pela razão errada, porque você só queria ganhar dinheiro. Qual seria a maneira certa de começar?
A maneira certa de começar um negócio é querer solucionar um problema. Quando você ajuda a resolver um problema que muitas pessoas estão enfrentando é muito mais provável que você crie um negócio duradouro e mais rentável. Por exemplo, Elon Musk não fundou a Tesla para ganhar dinheiro, ele criou uma empresa de carros que seria mais eficiente e melhor para o meio ambiente. O Google foi criado como um mecanismo de busca que oferecesse melhores resultados que as empresas existentes até então ofereciam. Posteriormente, isso o levou a tornar-se uma grande empresa. O mesmo ocorreu com o Facebook, cuja ideia era promover um jeito melhor para as pessoas se comunicarem com os amigos e se atualizarem sobre suas vidas quando estão distantes. A chave é: quando você ajuda a solucionar um problema significativo o suficiente e que afete um número suficiente de pessoas, o dinheiro eventualmente virá.
É possível ser empreendedor dentro de uma empresa?
Sim, dentro de uma companhia você pode desenvolver produtos. Por exemplo, o sistema Android surgiu dentro do Google. E quando você empreende dentro de empresas elas tendem a se preocupar com você também.
Atualmente as novas gerações não querem apenas um trabalho, mas sim fazer parte de um projeto com propósito, para ajudar as pessoas ou promover um mundo melhor. Isso é possível?
Sim, se você não está feliz você precisa mudar algo na sua vida. Buscar um trabalho melhor, que faça você feliz. Não foque apenas no dinheiro, mas sim na motivação que o trabalho lhe proporcionará. Qualquer pessoa pode fazer isso, é preciso apenas dispender tempo e energia em algo que ama, e não em algo que lhe deixa infeliz.
Quais as características de um empreendedor bem-sucedido?
Aprenda com os erros e evite cometer os mesmos erros várias vezes, seja um rápido executor. Além disso, como um empreendedor, você precisará enfrentar muitos desafios, por isso é necessário ser determinado e pensar fora da caixa para ter sucesso.
Quais são os erros mais comuns que os profissionais cometem?
As pessoas querem fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não têm foco; elas não percebem e não buscam atingir as metas mais fáceis de serem alcançadas; elas baseiam suas decisões em emoções e não em dados, tanto quantitativamente quanto qualitativamente, não olham para métricas ou conversam com os usuários.
Como identificar quais são as métricas mais adequadas para o seu negócio?
Você não deve olhar para métricas de vaidade, mas sim para aquelas que impactam no seu negócio, que são importantes. Você pode acompanhá-las com uma frequência diária ou semanal, não é necessário olhar sempre para o tempo real. Além disso, você precisa olhar para a sua receita e identificar o que reduz os cancelamentos, o que faz as pessoas clicarem nos anúncios. Com isso, você descobrirá o que é importante para o seu negócio para poder focar nas métricas adequadas.
Como fazer o seu conteúdo se destacar em meio a tanta informação disponível atualmente?
Você precisa publicar conteúdo de qualidade. Há cinco anos, as pessoas gostavam de qualquer conteúdo que você publicasse. Hoje, como existe muita informação disponível, você precisa ir além, despender mais tempo e energia no conteúdo, design, títulos e palavras no meio do texto.