Na dependência que passamos a ter em relação aos smartphones, vem de carona a preocupação com aquilo que os mantêm na ativa: a bateria. O problema é que normalmente só lembramos dela quando a carga dá aquela sinalzinho de quase adeus. Alguns cuidados diários podem ajudar a fazer a duração ser prolongada. Um deles é justamente nunca deixar que descarregue completamente. Veja que fatores influenciam no gasto de energia e pequenos truques para não estar sempre correndo atrás de uma tomada.
Leia mais:
Confira 6 mitos sobre a bateria dos smartphones
Google lança novo smartphone, o Pixel, e reforça investimento em inteligência artificial
Redes sociais estão deixando usuários "viciados" em likes
TELA
Diminua o brilho e mantenha o smartphone bloqueado por mais tempo durante o dia. Reduzir o tempo para a tela bloquear automaticamente também é uma boa saída.
Iphone: vá em "Ajustes", depois "Tela e Brilho" e "Bloqueio Automático"
Android: vá em "Configurar", depois "Tela" e, finalmente, "Modo de Espera". Se estiver com pouca bateria, desligue até mesmo as notificações.
QUALIDADE DO SINAL
Se você está em um local em que o celular não pega, é melhor colocá-lo no modo avião. Isso porque o smartphone consome bateria para ficar procurando o sinal.
SERVIÇO DE LOCALIZAÇÃO
Desligue-o para apps que não precisam, como o Instagram e o Facebook. O Waze, é claro, precisa. Você pode configurar isso para cada um dos seus aplicativos nos ajustes do smartphone.
BLUETOOTH
De acordo com um estudo do The Wirecutter – publicação especializada em gadgets – o bluetooth não consome bateria. Mas existem exceções: quando conectado, por exemplo, a fones de ouvido.
Como cuidar da vida útil da bateria
FUJA DAS ALTAS TEMPERATURAS
Um usuário que expõe o smartphone a altas temperaturas está danificando bastante a bateria e diminuindo o seu tempo útil. Por isso, nada de deixar o celular no sol ou em ambientes muito quentes, como na janela, ou perto do ar-condicionado. A Apple recomenda temperaturas de até 35°C. Se notar que o smartphone aquece demais enquanto carrega, tire a capinha.
NÃO DEIXE DESCARREGAR TOTALMENTE
Na época em que a maioria das baterias dos celulares eram feitas de níquel- cádmio, o ideal era deixar que carga acabasse totalmente antes de plugar o aparelho na tomada.
– Se você sempre carregasse aquelas baterias quando a carga estava pela metade, elas "aprenderiam" que aquele era o mínimo e começariam a descarregar antes. Mas as atuais, de íons de lítio, não são assim. É na verdade, pior deixar que elas descarreguem até o final –explica o engenheiro eletricista e técnico da Proteste Carlos Eduardo Vieira.
O recomendado é que a bateria nunca chegue ao fim da sua carga, pois ao longo do tempo, isso a danifica. Durante o dia, quando sua bateria estiver com 20% de carga, por exemplo, o ideal é já procurar uma tomada.
PRESTE ATENÇÃO NO TEMPO
Um estudo de 2011 feito por pesquisadores de universidades da Finlândia e dos Estados Unidos viram que é comum usuários carregarem seus smartphones por períodos curtíssimos de tempo, de 30 minutos ou menos, o que não é recomendável. Uma boa prática seria carregar o smartphone antes que chegue a 20% até cerca de 50%, no mínimo.
Não se preocupe em deixar o celular a noite inteira carregando. As baterias dos novos celulares podem ficar plugadas na tomada a noite inteira – o sistema delas para de passar boa parte da energia depois que chega a 100%.
EVITE CARREGADOR PIRATA
Não é a toa que o iPhone rejeita carregadores e cabos não oficiais, diz Vieira. Aparelhos piratas ou não indicados pelos fabricantes podem ser tentadores por causa do valor, mas podem ser bastante nocivos para a bateria.
Se você usa o mesmo carregador para o tablet e o celular, você está fazendo isso errado. O carregar para o iPad é feito para enviar, em termos leigos, mais energia para o celular. Plugá-lo no celular faz com que ele receba uma carga maior do que deveria, diz o técnico da Proteste. Carregadores de tablet da Apple, por exemplo, são de 10W, o iPhone é de 5W. A Apple diz que é possível usar com o outro, mas especialistas recomendam que o smartphone seja carregado apenas com o seu próprio carregador. O contrário não seria danoso, pelo contrário, poderia até ajudar a preservar a bateria do seu tablet.