Mesmo com uma densa neblina que impede visualizar qualquer coisa além de 30 metros no Morro da Igreja, em Urubici, turistas de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul pegavam autorização na tarde deste sábado para subir ao topo da colina, de onde é possível ver a Pedra Furada em dias de tempo bom.
Leia também em Estilo de Vida:
Sábado é de alerta para temporais e elevados volumes de chuva em SC
Uma chuva fraca predomina neste sábado na Serra catarinense. No alto do Morro da Igreja, fazia 9°C por volta das 15h deste sábado. Mas como a velocidade do vento alcançava 32 quilômetros por hora, a sensação térmica era de -1°C, segundo o meteorologista Erikson Oliveira, da Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima.
O policial militar Judson Guedes, 34 anos, a costureira Chirley Miranda, 36, e a estudante Nicolly Guedes, 14, foram alguns dos visitantes a encarar o frio e a chuva no morro. Como a neblina encobria a vista da Serra e o vento era constante, eles combinaram de ficar no máximo dois minutos fora do carro. Mas acabaram ficando quatro, tempo necessário para garantir as melhores selfies.
– Viemos ver o frio, mas já estamos indo embora – brinca Judson, entrando no carro para se proteger da ventania.
Os três moram em Laguna, mas vão se hospedar em Urubici no final de semana. No domingo, seguem para São Joaquim ou Bom Jardim da Serra em busca da neve.
Previsão de neve mantida para a madrugada de domingo
A quarta onda de frio intenso que se instalou em Santa Catarina neste ano elevou as chances de nevar na Serra catarinense. O tempo chuvoso e a consequente alta umidade relativa do ar que se deslocam do Paraná para o mar, associados a uma massa de ar polar que se aproxima pelo Sul e vai derrubar as temperaturas neste fim de semana, tendem aformar a combinação perfeita para a ocorrência da neve.
Isso tudo, claro, se a umidade não cair ou o volume de chuva for muito intenso, o que dificulta a formação da neve. Mas, nesses casos, outros fenômenos poderiam ser vistos, como a chuva congelada, por exemplo, explica o meteorologista Erikson Oliveira.
A Epagri Ciram mantém a previsão de chance de nevar nas áreas mais altas da Serra catarinense e Planalto Sul. O fenômeno deve ocorrer entre a madrugada de sábado para domingo e pela manhã de domingo. Para este domingo, o órgão prevê temperaturas entre 0°C a 10°C na Serra e Planalto Sul, com rajadas de vento de até 90 Km/h e média de 38 km/h.
Atenção no acesso ao Morro da Igreja
O posto do Instituto Chico Mendes em Urubici, que expede as autorizações para visitação ao Morro da Igreja, havia emitido mais de 120 passes para este sábado. Para o domingo, cerca de 100 veículos já estavam inscritos com antecedência para ver o ponto turístico. O limite diário de visitação é de 200 veículos, segundo a segurança do portão de acesso.
Como a pista da Estrada de Acesso ao Morro da Igreja está molhada, a recomendação é para ter muita atenção e dirigir em baixa velocidade para evitar acidentes. Por volta das 16h deste sábado, uma camionete e um carro bateram de frente na altura do posto de controle do acesso, logo após uma curva.
A estrada tem fissuras e buracos na pista entre os Kms 2 e 3 e os Kms 10 e 12, trechos em que o trânsito está em meia pista. Além disso, há neblina intensa na subida. O trajeto da estrada geral, desde a confluência com a SC-370 até o topo do Morro da Igreja, é de aproximadamente 15 quilômetros.
ACESSO AO MORRO DA IGREJA
Para subir o Morro da Igreja é necessário pedir autorização do ICMBio, na sede do Parque Nacional de São Joaquim (Av Felicíssimo Rodrigues Sobrinho, 1.542 - Bairro Esquina, em Urubici), entre as 08:00 e as 12:00 e entre as 13:00 e as 17:00.
Importante: se estiver chovendo muito, o acesso pode ser fechado pela coordenação do parque.
Apenas veículos individuais ou vans têm acesso ao Morro da Igreja.
Informações no telefone (49) 3278-4994 ou parna.saojoaquim@icmbio.gov.br.