A terça-feira começou com tempo firme e temperaturas amenas no Rio Grande do Sul. Na metade norte do Estado – principalmente na Serra –, os municípios amanheceram sob um denso nevoeiro.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, ainda pela manhã, pode ocorrer chuva fraca entre o Litoral Norte, a Serra e a Região Metropolitana. Para a tarde, não há previsão de chuva, e o sol deve aparecer.
Leia mais
Semana começa com instabilidade na maior parte do Rio Grande do Sul
Saiba como amenizar os problemas causados pela umidade em casa
No fim do dia, uma frente fria chega à Campanha, provocando chuva forte, trovoadas e rajadas de vento em toda a região. A queda de granizo, que já foi registrada nessa segunda-feira em Caçapava e Lavras do Sul, pode se repetir nesta terça – desta vez, nos municípios que fazem fronteira com o Uruguai.
– O que chama a atenção é o granizo. Isso acontece porque a atmosfera está fria, devido à ausência do fenômeno El Niño. Temos tido nuvens muito carregadas, com muito gelo dentro delas – comenta Celso.
A tendência é de que a frente fria avance pelo Rio Grande do Sul na quarta-feira, dia que deve ser de chuva e trovoadas em todo o Estado. A temperatura, que já começou a cair desde essa segunda, deve ter queda ainda maior entre quarta e quinta-feira.
Nesta terça-feira, no entanto, o dia ainda será quente em parte do RS. Porto Alegre, que amanheceu com 17ºC, deve ter máxima de 22ºC. Em Iraí, no norte do Estado, a temperatura pode chegar a 30ºC.