A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) está disponibilizando um aplicativo por meio do qual é possível medir a velocidade de conexão da internet em smartphones. O app, que pode ser baixado de forma gratuita, é compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.
Leia mais:
Relatório compara conexão 4G das operadoras brasileiras. Confira a sua
Eletrônicos: já está valendo a pena comprar em viagem?
Conheça as vestibulandas que são seguidas por milhares no Instagram
Além de descobrir a velocidade real da internet contratada, o consumidor pode pesquisar em um mapa colaborativo a qualidade do serviço prestado pelas operadoras, filtrando por ruas. O aplicativo garante o anonimato, e permite simular a experiência real com várias análises: além dos habituais testes de download, upload e latência (tempo que leva para um pacote de informação deixar o dispositivo original e chegar ao seu destino), também inclui testes de qualidade à navegação na internet e ao streaming do Youtube.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determina em regulamentação que os serviços de conexão com a internet respeitem padrões mínimos de qualidade. Ela diz, por exemplo, que a velocidade da conexão não deve ser inferior a 40% da que foi ofertada ao cliente. Ou seja, quando a prestadora oferece um pacote com velocidade de 1 Mbps, o consumidor não pode receber menos de 400 kbps. Se o pacote de dados contratado tem franquia limitada, a operadora é obrigada a informar tanto a velocidade de acesso a que o cliente tem direito até atingir o limite quanto a velocidade a que o cliente terá direito depois de a franquia ser atingida.
No entanto, a Anatel não estabelece uma velocidade mínima de conexão que as prestadoras precisam oferecer, ficando a critério das operadoras. O aplicativo da Proteste pode ser baixado no site de entidade.