Como os professores que fazem tanto sucesso no Youtube, conseguem cativar a fidelidade dos jovens num ambiente tão anárquico, onde qualquer clique involuntário leva a uma série de distrações? Coordenador do maior cursinho pré-vestibular público do Brasil, o Pró Universidade, Otávio Auler acredita que a nova geração já está acostumada a dividir a atenção com múltiplas tarefas na web e que, por isso, quando pretendem se dedicar às aulas têm mais disciplina. O sucesso dos tutores onlines, entretanto, também está relacionado à didática e ao foco dos conteúdos, normalmente direcionados ao ensino médio e vestibular, quando os jovens mais precisam.
Leia também:
Professores de SC estão entre os 500 canais de educação do YouTube com mais inscritos no mundo
Além disso, a melhoria da banda larga e a produção confiável e em grande quantidade são fatores que ajudaram os youtubers do ensino a alcançar recordes.
– O Sul do Brasil e, especificamente, Santa Catarina têm grife de educação forte. Esses professores criaram autoridade na rede, começaram a produzir conteúdo correto, com qualidade e focado nas dores dos alunos.
A professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, Roseli Zen Cerny, no entanto, alerta que é necessário buscar mais referências, exercícios online, materiais didáticos de apoio e usar os vídeos como ponto de partida para o estudo, pois muitos deles são a transposição da escola tradicional para o vídeo, ainda sem explorar todas as possibilidades do ensino a distância multimídia.
– As pessoas aprendem de formas diferentes. O que acontece hoje com as redes é vivenciar novas formas de aprender. E as pessoas estão aprendendo as novas formas de aprender. A escola não forma sujeitos autônomos que possam conduzir ao próprio processo de aprendizagem. Por isso mesclar recursos é ótimo – atesta a professora, que participou da criação da ferramenta MECFlix, disponibilizada pelo governo federal, que cataloga conteúdos multimídia educativos dispersos na web.