Depois de pouco mais de dois meses fora de circulação, o primeiro dos 15 novos trens da série A-200 da Trensurb volta a transportar passageiros a partir das 13h desta segunda-feira. Neste período, o veículo teve todos os rolamentos substituídos. As informações são do blog Estamos em Obras, da Rádio Gaúcha.
No fim de abril, os 15 trens foram retirados de circulação após a identificação de um problema em um veículo. Um fechamento lateral poderia permitir infiltração de água. Para evitar um dano maior nestes rolamentos, desde então, os novos trens não circulam.
Leia mais:
Entenda o que está sendo feito no recall dos novos trens da Trensurb
Trensurb multa construtores dos novos trens por defeito de fabricação
Com infiltrações, nova frota de R$ 242 milhões da Trensurb é retirada para recall
A Trensurb queria que todos os veículos da série A-200 tivesse os rolamentos trocados. As empresas Alstom e CAF, responsáveis pela construção dos trens, queriam fazer inspeção visual. Porém, ficou acordado que três deles receberiam novas peças. Os demais só terão a confirmação de conserto se um laudo, que está sendo feito, identificar a necessidade. Este documento deverá indicar se houve defeito de fabricação, manuseio ou uso. As despesas estão sendo pagas pelos construtores.
O contrato para fabricação dos novos veículos foi assinado em novembro de 2012. A vida útil mínima das composições deve ser de 30 anos.