Estudantes de Jornalismo de todo o Estado já podem se inscrever para o Primeira Pauta ZH deste ano. O concurso selecionará cinco alunos para uma imersão de cinco dias na Redação de Zero Hora.
Entre 26 e 30 de setembro, os vencedores terão a oportunidade de conhecer a rotina do jornal e produzir um projeto multimídia, além de assistir a cursos rápidos de português, Direito e reportagem. Para participar, os alunos devem estar entre o terceiro e sexto semestre de Jornalismo, matriculados em faculdades gaúchas.
Leia mais:
"O jornal impresso perdeu o reinado, mas não a majestade", diz Ascânio Seleme
"Ser repórter é ser protagonista de uma construção", diz Eliane Brum
A sobrevivência do jornalismo está na relevância, diz Sérgio Dávila
A oitava edição do concurso foi lançada em 6 de julho pela diretora de Redação, Marta Gleich, no evento Em Pauta ZH – Debates sobre Jornalismo, que teve como convidado o diretor de redação de O Globo, Ascânio Seleme.
– O Primeira Pauta é um dos programas mais destacados em nosso calendário, porque valoriza a nova geração de jornalistas que vem por aí – disse Marta aos mais de 20 estudantes presentes.
O concurso se dará em duas etapas. Até 18 de agosto, estudantes devem enviar, com a inscrição, uma reportagem com até 3 mil caracteres. O tema serão as eleições municipais de outubro. A ideia é que o participante busque informações em sua comunidade e produza uma reportagem sobre o principal problema a ser enfrentado pela próxima gestão. Pelos menos três fontes devem ser ouvidas.
Os 15 finalistas serão divulgados em 20 de agosto, em veículos do Grupo RBS. Então, o desafio seguinte será lançado: os estudantes terão de adaptar a reportagem produzida na primeira fase para um vídeo de, no máximo, três minutos. O material deverá ser entregue entre 22 e 26 de agosto.
Os vencedores serão anunciados em 2 de setembro, no encerramento de um seminário com todos os finalistas, que será realizado na sede do Grupo RBS, em Porto Alegre. O evento proporcionará aos estudantes uma tarde de interação com profissionais da empresa que atuam em jornal, rádio e TV.
ZH pagará as despesas de transporte e hospedagem para alunos de outras cidades que participarem do seminário ou da semana de imersão. Os demais custos são por conta dos participantes. O Primeira Pauta não é um programa de estágio e não é remunerado. Trata-se de uma semana de treinamento, com 30 horas, que pode ser aceito nas universidades como atividade complementar.
Cinco estudantes de Jornalismo de universidades do Estado contam o que aprenderam com a experiência no Primeira Pauta:
Vale a pena todo o esforço, correr atrás de fontes para, depois, passar uma semana na Redação. Cada um dos cinco vencedores foi "abraçado" por uma editoria. Eu fui para Notícias e vi o quanto o ritmo é agitado. Fiquei surpreso com pautas complexas que começavam a ser produzidas na manhã e estavam publicadas no dia seguinte.
Juliano Zarembski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
O Primeira Pauta me fez perceber que é necessário lutar para ter algo a mais no mercado. Não só na questão do currículo, mas de ter sensibilidade, criatividade, habilidade e de crer que o jornalismo é a solução. Que há um motivo para fazermos o que estamos fazendo. Quando coloquei os pés na Zero Hora, percebi que eu acredito muito no jornalismo.
Luiza Faleiro Goulart, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)
Ser tratado como um repórter foi uma experiência incrível. Ir a campo, entrevistar pessoas, produzir material em texto e vídeo foi pôr à prova tudo o que a gente aprende na faculdade. Sem contar que isso me abriu outras portas para minha futura carreira.
Daniel Rohrig, da Universidade de Passo Fundo (UPF)
O Primeira Pauta não abriu apenas portas: abriu os olhos, a cabeça. Ver um outro lado, diferente daquele que estamos acostumados a vivenciar no Interior, muda o nosso ponto de vista, o ângulo de ver e fazer jornalismo. Voltei para casa renovada, com vontade de mais. Foi estimulante.
Julia Maziero Possa, da Universidade de Passo Fundo (UPF)
O Primeira Pauta foi uma experiência única e de muito aprendizado. A semana de imersão na Redação serviu para conhecer a rotina do jornal e para trocar ideias com jornalistas experientes e que nos inspiram todos os dias.
Yuri dos Reis Falcão, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra)