Com o início da inspeção mais rigorosa para passageiros de voos domésticos, longas filas foram registradas na manhã desta segunda-feira nos aeroportos brasileiros. A demora gerou reclamações de passageiros e atrasos em voos nacionais.
Em Congonhas, na zona sul de São Paulo, as filas começaram antes mesmo de passageiros chegarem a área do raio-X e se estenderam por todo o saguão do aeroporto, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. Cinco voos teriam partido com atraso e um teria sido cancelado, conforme o Estadão.
Os passageiros de outros aeroportos também reclamam das longas filas para embarcar. No aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, os passageiros relataram confusão, com pessoas desesperadas para embarcar e não perder os voos. Situação semelhante ocorreu no aeroporto de Viracopos (Campinas) e de Ribeirão Preto.
Em Porto Alegre, passageiros relataram filas no início desta manhã, antes das 6h. Procurada por Zero Hora, a Infraero informou que houve filas antes das 6h, que duraram cerca de 30 minutos. De acordo com o órgão, "o Aeroporto Internacional Salgado Filho está cumprindo os novos procedimentos de segurança em voos domésticos e internacionais" e "operou normalmente sem atraso ou cancelamento de voos".
No aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, passageiros também tiveram de enfrentar longas filas nesta manhã, que chegavam ao saguão.