Começou na manhã desta segunda-feira a chamada oral para os aprovados que estão na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nesta edição, são ofertadas 1.372 vagas em quatro municípios. Os candidatos devem ir até a Reitoria da instituição, no Campus de Camobi, para fazer a confirmação de vaga.
O Sisu oferecia, na segunda edição de 2016, 1,6 mil vagas. Durante a primeira chamada, 244 alunos realizaram a matrícula. Conforme o coordenador de planejamento acadêmico da Pró-reitoria de Graduação, Jerônimo Tybusch, o número é considerado normal. Em outras edições, apenas cerca de 15% das vagas foram preenchidas na primeira chamada.
São 909 vagas em Santa Maria, 210 em Cachoeira do Sul, 155 em Palmeira das Missões e 98 em Frederico Westphalen. A lista com os nomes e o edital, com a documentação necessária, estão no site da UFSM.
Na manhã desta segunda, é feita a confirmação dos aprovados nas vagas do campus em Cachoeira do Sul. Durante a tarde, ocorre a chamada oral para Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Na terça pela manhã conclui-se a chamada de Palmeira das Missões e começa para Santa Maria, que segue até sexta-feira.
O curso com mais candidatos inscritos é Direito noturno, com 647 pessoas concorrendo à 14 vagas para Santa Maria. Já o curso que oferece o maior número de vagas é Engenharia Ambiental e Sanitária em Frederico Westphalen, com 46 vagas.
Além disso, estão abertas as inscrições para o último Processo Seletivo Seriado da UFSM. Neste, são oferecidas 974 vagas, em quatro municípios, e podem se inscrever candidatos que participaram do processo seletivo I e II.