O avanço de uma massa de ar polar pelo Rio Grande do Sul derrubou ainda mais os termômetros na madrugada desta quinta-feira. O sistema que estava em deslocamento desde o começo da semana se aproximou do Estado deixando as noites mais frias e a sensação térmica na casa do 0,5°C em pelo menos três municípios.
De acordo com o meteorologista da Somar Celso Oliveira, as mínimas registradas hoje foram em São José dos Ausentes, com 4,2°C, Cruz Alta, com 4,5°C, e Soledade, com 4,6°C. Embora os termômetros não tenham ficado abaixo de zero, a percepção da temperatura foi de 0,5°C em Soledade, Vacaria, onde a mínima foi de 6°C, e Lagoa Vermelha, que marcou 7°C. Na Capital, a mínima foi de 10°C e a máxima não deve passar dos 17°C.
Leia mais:
Como driblar os altos preços das comidas típicas de inverno
Conheça vantagens e desvantagens de comidas e bebidas típicas do inverno
7 dicas para curtir o início do frio no Rio Grande do Sul
Ao longo do dia, deve haver predomínio de sol em todas as regiões sem nebulosidade. À noite, uma chuva fraca pode atingir os Campos de Cima da Serra, Litoral Norte e Região Sul, entre Pelotas e Santa Vitória do Palmar.
Na sexta-feira, o frio deve se intensificar, com temperatura perto de 1°C nos Campos de Cima da Serra. A umidade alta afasta a possibilidade de geada, ainda que ela não esteja descartada nos pontos mais altos. Amanhã pela manhã, pode haver chuva fraca na região de Mostardas. No resto do Estado, o dia deve ficar aberto.