Com o frio intenso que está derrubando as temperaturas e a previsão de neve para os pontos mais altos do Estado a partir desta sexta-feira, é grande o movimento de turistas nas cidades serranas. Por isso, é bom os turistas se programarem para visitar pontos que necessitam de autorização prévia, como o Morro da Igreja, em Urubici.
Na manhã desta sexta-feira já não havia mais vagas para a visitação ao local no sábado, dia de maior movimento do ponto turístico. Até as 11h desta manhã, 95 das 200 autorizações diárias disponibilizadas pelo ICMBio para a visitação nesta sexta-feira já haviam sido retiradas.
A expectativa é de que as senhas restantes logo devem se esgotar em função do grande fluxo de turistas que ligam ou se encaminham até o escritório do órgão para retirar a liberação. Para a visitação no domingo, o instituto já tem 70 reservas preenchidas.
Por que é necessária autorização para acessar o morro
A visitação ao Morro da Igreja é limitada por integrar uma área de preservação de fauna e flora no Parque Nacional São Joaquim, e é um dos principais atrativos turísticos de Urubici por estar a 1.822 metros acima do nível do mar. O local é um dos pontos mais altos do Brasil e tem uma vista singular para um conjunto de montanhas da Serra Geral e para a Pedra Furada, outro ponto turístico do município.
O parque foi criado em 6 de julho de 1961 e abrange atualmente os municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Orleans e Urubici. O destaque de sua variada vegetação são as araucárias, que preenchem a paisagem superior do parque. A fauna se caracteriza pela biodiversidade com destaque para o leão-baio, também conhecido como puma, bem característico da região.
Como agendar a visita
- Os agendamentos são realizados pelo email agendamentoparque@hotmail.com e pelo telefone (49) 3278.4994
- Após o agendamento, é necessário ir até o escritório do ICMBio retirar a autorização para apresentar no parque. O escritório fica na rua Pedro Bernardo Warmling, 1.542, aberto para a retirada das 8h às 12h, e das 13h às 16h30min.
- O parque está aberto para visitação das 8h até as 18h, sendo permitida a entrada do último carro até as 17h
- As autorizações são para os carros. São aceitos 200 veículos por dia, sendo 100 no horário da manhã e mais 100 à tarde. Ao pedir a autorização deve ser informado o horário de visitação desejada
- Motos não necessitam de autorização
- O controle de acesso de veículos é realizado porque no alto do morro há vaga de estacionamento somente para 30 veículos. Assim, é realizado um controle no portão de acesso para permitir que esteja no parque até 30 veículos ao mesmo tempo. A espera é feita em fila, na estrada de acesso ao parque, por ordem de chegada.
- Não há tempo máximo de permanência no parque estabelecido
Veja imagens do Morro do Campestre:
Ondas de frio em SC
A quarta-feira, dia 8 de junho, já havia sido gelada em Santa Catarina. Em Urupema, onde fez -3,4°C, o vento derrubou a sensação térmica para -20°C pela manhã. Na quinta-feira, 9 de junho, a cidade voltou a ter frio abaixo de zero grau, com amanhecer marcando -5,3°C e sensação de -29°C. Nesta sexta-feira, porém, houve novo recorde: -7,2°C no município.
E além do frio recorde, ao menos 43 cidades tiveram frio abaixo de 0°C.
-7,2°C Urupema
-6,1°C Bom Jardim da Serra
-5°C São Joaquim
-3,9°C Ponte Serrada
-3,6°C Lebon Régis
-3,6°C Caçador
-3,6°C Três Barras
-3,5°C Monte Carlo
-3,4°C Ponte Alta do Norte
-3,4°C Rio das Antas
-3,4°C Rio Negrinho
-3,1°C Fraiburgo
-3°C Frei Rogério
-3°C Papanduva
-3°C Bom Retiro
-3°C Vargem
-2,9°C São Bento do Sul
-2,9°C Itaiópolis
-2,8°C Major Vieira
-2,7°C Joaçaba
-2,6°C Otacílio Costa
-2,6°C Monte Castelo
-2,5°C São Cristóvão do Sul
-2,5°C Zortéa
-2,3°C Mafra
-2,3°C Rio Rufino
-2,3°C Ibiam
-2,3°C Campo Belo do Sul
-2,3°C Porto União
-2,2°C Santa Cecília
-2,1°C Curitibanos
-1,9°C Canoinhas
-1,9°C Maravilha
-1,8°C Irineópolis
-1,7°C Rio do Campo
-1,7°C Lages
-1,3°C Abdon Batista
-0,7°C Rancho Queimado
-0,6°C Alfredo Wagner
-0,5°C Ituporanga
-0,3°C Matos Costa
-0,3°C Painel
-0,1°C Urubici
1,9°C Araranguá
2,3°C Florianópolis
3,5°C Joinville
4°C Scheorder
*Informações da Ciram/Epagri e INMET
Possibilidade de neve
De acordo com a Epagri/Ciram, há chance de neve nas áreas mais altas da Serra entre noite de sexta-feira e madrugada de sábado. No próximos dias haverá também condição de geada no Oeste e Serra, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral.
Fim de semana
O tempo seco vai predominar no fim de semana em Santa Catarina. O sol aparece enter nuvens na maior parte do Estado. Apenas as cidades da Serra devem ter uma maior nebulosidade durante o sábado por conta da umidade que avança do mar, em razão de um ciclone.
– Essas nuvens trazem pequenas condições de neve ao longo do sábado na região serrana. As temperaturas continuam baixas nas próximas noites e madrugadas, na mesma intensidade que tivemos nesta sexta, novamente ficando abaixo de 0°C nas cidades da Serra, Meio Oeste e Planalto Norte. Durante o sábado o frio permanece, já que as temperaturas não devem subir muito nem mesmo à tarde e nem no domingo – adianta a técnica em meteorologia da RBS.
Atenção para o mar
– Como temos um ciclone no mar na altura do sul do Brasil, as ondas ficam altas e há risco para navegação de pequeno e médio porte ao longo do fim de semana – alerta Bianca Souza
Até quando vai o frio?
A previsão é que Santa Catarina tenha dias bem frios até segunda-feira, ou seja, a partir de terça as temperaturas já devem ficar mais amenas com o frio perdendo força no Estado.
Leia as últimas notícias do Diário Catarinense
Acompanhe as notícias do frio em Santa Catarina