A juíza Andréia Terre do Amaral, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central, determinou, na madrugada desta quinta-feira, que o acesso ao Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) seja liberado pelos integrantes do comando de greve do Cpers/Sindicato, que estão no local há três dias.
A decisão foi publicada depois de audiência entre representantes da categoria e do Governo do Estado ter terminado sem acordo, na tarde da quarta-feira. Conforme a decisão da magistrada, foi "deferida parcialmente a liminar apenas para o efeito de garantir o acesso de todos ao imóvel ocupado, restando proibida qualquer medida que prejudique o exercício das atividades no prédio".
Leia mais:
Juiz pede liberação de adultos presos na Secretaria da Fazenda
Pais rompem cadeado e entram em escola ocupada em Porto Alegre
Os professores podem, portanto, permanecer no local desde que não impeçam a entrada e saída de trabalhadores e do público em geral. Na decisão, a juíza também determinou o envio do processo ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Capital (Cejusc) para nova tentativa conciliatória entre as partes.
A presidente do Cpers, Helenir Schürer, afirmou que os professores continuarão no local e que a liminar não cita força policial. Ela disse esperar que não seja usada a mesma violência aplicada contra os alunos durante a desocupação da Secretaria da Fazenda, na manhã da quarta-feira.