Depois de uma semana em que o tom do outono predominou, com manhãs frias e tardes mais agradáveis, a semana termina com chuva em todo o Rio Grande do Sul. Mas a frente fria já está deixando o Estado. Nesta sexta-feira, ainda pode chover na metade norte, incluindo Porto Alegre e Serra.
– Os radares mostram que as nuvens mais carregadas estão em Santa Catarina. A tendência é que essa frente fria perca força nas próximas horas – afirmou o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Leia também:
Entenda os efeitos do frio no corpo
Como os moradores de São José dos Ausentes driblam o frio
A chuva vai embora e dá lugar a uma nova massa de ar polar, por isso as mínimas devem ocorrer na noite desta sexta-feira. Por exemplo, Serafina Corrêa, que vinha registrando a menor temperatura do Estado nos últimos dias, amanheceu com 13ºC, mas deve terminar o dia abaixo dos 5ºC.
– Toda a região da serra gaúcha acordou, nesta sexta-feira, com mais de 10ºC e deve ir dormir com bastante frio. O minuano vai dar sensação de mais frio ainda – prevê Oliveira.
A Região Sul e a Campanha já antecipam o que todo o Rio Grande do Sul deve experimentar no fim de semana. Isso porque como não chove nessas áreas, o frio já chegou. Os termômetros de Canguçu marcavam 4ºC às 6h desta sexta, porém a sensação térmica por lá era de -2ºC. Com o vento soprando entre 20 e 30 km/h, o frio será maior do que a temperatura registrada.
Ainda que o frio intenso marque presença, este sábado e domingo serão dias bonitos, com tempo seco e muito sol, antecipando a cara do inverno, que chega na segunda-feira – mais precisamente às 19h34min.