A semana começa com um novo registro histórico: pelo sexto dia consecutivo, o Rio Grande do Sul amanhece abaixo de zero, superando 2013, quando durante cinco dias o Estado amanheceu com temperaturas negativas em sequência.
Nesta segunda-feira, Serafina Corrêa voltou a registrar a menor temperatura do Estado. No município da serra gaúcha fez -4ºC. Na região, Vacaria amanheceu com termômetros marcando -3ºC, mas a sensação, em razão do vento, foi de -10ºC. Mas não foi só a Serra que o frio extremo no Estado. Em Quaraí, na Campanha, e em Alegrete, na Região Noroeste, marcaram -2°C e -1ºC respectivamente nas primeiras horas da manhã.
– Com o El Niño saindo de cena neste ano, foi aberta a porteira do frio. Teremos o registro de várias bolhas de ar frio em 2016 – explicou o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Leia também:
Final de semana tem os dias mais frios do ano no Rio Grande do Sul
Usuários se divertem nas redes sociais com memes sobre as baixas temperaturas
Outra cidade que registrou recorde nesta segunda-feira foi Mostardas. Os 5ºC marcados nas primeiras horas da manhã não parecem tão baixos se comparados com a Serra, mas foi a menor mínima registra por lá em 2016 até agora, segundo a Somar.
As máximas devem ficar entre 12ºC, em São José dos Ausentes, e 20ºC, em Campo Bom, no Vale dos Sinos, nesta segunda-feira. O dia começa a ficar um pouco mais agradável a partir das 11h, mas depois das 15h a temperatura volta a cair.
De acordo com a Somar, a massa de ar polar deve perder força e a previsão é de que os termômetros fiquem positivos nesta semana.
– Pode chover na Região Noroeste na quinta-feira – disse Celso.