Mais uma vez nesta semana o dia começa com uma densa cerração em vários pontos do Rio Grande do Sul. A chuva volumosa que era esperada vai ser um pouco menos intensa. Isso porque as nuvens carregadas que avançam sobre o Estado se espalharam.
Na segunda-feira, algumas cidades bateram a média de chuva esperada para junho. Em 72 horas, municípios como Itaqui registraram 161 mm, quando a média histórica para o mês é de 153 mm. O mesmo ocorreu em Uruguaiana, onde se espera 113 mm, mas choveu 153 mm.
– Porto Alegre pode ter uma garoa fina em alguns momentos do dia. Deve chover um pouco mais, mas não tanto quanto era esperado, no Centro, Oeste, Sul e Noroeste gaúcho. Na fronteira com o Uruguai algumas trovoadas poderão ocorrer ainda nesta terça-feira – prevê o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Leia também:
Semana terá máximas acima dos 20°C no Rio Grande do Sul
No sábado, Aeroporto fica fechado por quase seis horas e causa transtornos
A cerração ainda continua marcando o Estado. Às 6h30min, a visibilidade no Aeroporto Internacional Salgado Filho era de 500 metros, mas a operação ocorria normalmente, de acordo com a Infraero. Na Base Aérea de Canoas, a visibilidade era ainda mais reduzida, de apenas 150 metros.
Desde a noite de segunda-feira, a forte cerração obriga a paralisação das operações do Porto de Rio Grande.
– A chuva deve diminuir na quarta e uma massa de ar seco chega ao Rio Grande do Sul entre a noite de quarta e a quinta-feira. Os nevoeiros ainda podem ser registrados durante a semana, mas não serão tão persistente em razão dessa nova condição climática – disse Oliveira.
Em Vacaria, o dia amanheceu com o frio mais intenso, fazia 5,5ºC às 6h, mas a sensação era de 1,5ºC. À tarde por lá será um pouco mais agradável, quando a máxima pode chegar a 20ºC – a média prevista, também, para todo o Estado nesta terça-feira. Apenas na região de Bagé a temperatura não deve subir tanto. A máxima prevista é de 16ºC para o município da Região Sul.