A Honda surpreendeu o mercado ao apresentar, na quarta-feira, uma nova cilindrada para o mercado brasileiro. Totalmente novo e desenvolvido durante três anos na fábrica de Manaus, o motor vai equipar a XRE 190, lançamento trail de baixa cilindrada da marca. Em termos de aparência e até de ciclística, ela faz jus ao nome: é a cara da irmã maior, a XRE 300.
Um dos mercados para o modelo é justamente o Rio Grande do Sul – no Nordeste, na avaliação da montadora, provavelmente a Bros 160 vai seguir em alta escala. Mas, no Sul e no Sudeste do país, onde a preocupação com status e design é bem mais frequente, muita gente deve optar pelo novo modelo.
– Nossa previsão é de que, em um ano, a XRE venda cerca de 32 mil unidades – informou o supervisor de Relações Públicas da Honda, Alfredo Guedes.
O preço deixa claro: a ideia é possibilitar que os donos de Bros (sobretudo as mais antigas), caso não tenham condições de migrar para a XRE 300, possam pagar pela 190. Com preço de R$ 13,3 mil, ela é R$ 2 mil mais barata que a 300cc e R$ 1,8 mil mais cara que a Bros.
Teste promissor
No test drive realizado no circuito próximo da cidade de Amparo (SP), em autódromo e depois numa pista de terra, a moto mostrou ótimas soluções. A melhor delas é o freio: o modelo só sai de fábrica com ABS, e o sistema mostrou-se excelente, mesmo que só atue na roda dianteira. Mesmo na terra, foi possível aplicar vigorosas "alicatadas" e manter a moto em linha. A suspensão com 180mm na dianteira e 150mm na traseira é bem mole e funciona bem em vias esburacadas.
No painel, não há indicação de marcha, mas outra novidade agrada bastante: é possível ver a média de consumo e até o consumo instantâneo – de acordo com a montadora, nos testes, a 70 km/h, o veículo de 127kg fez acima de 40km/l. No off-road, a moto não fez feio. Apesar dos respeitáveis 16,4cv, falta um pouco de torque em baixas rotações, mas ela compensa com a leveza e as suspensões de longo curso.
Além das cores vermelho e preto, o modelo terá um verde exclsuivo - as três são peerolizadas. A garantia é de três anos, com a troca de óleo gratuita em sete revisões, ação que faz parte de todo o segmento de baixa e média cilindrada da montadora.
FICHA TÉCNICA
Motor: OHC, monocilíndrico, flex, 4 tempos, arrefecido a ar, com 184,4cm³, 16,3cv (16,4cv com etanol) e 1,65 kgf.m (1,66 com etanol) a 6.000 rpm
Capacidade do tanque: 13,5 litros
Transmissão: cinco velocidades
Chassi: berço semiduplo
Rodas: 19" na dianteira e 17" na traseira
Freios: disco de 240mm e ABS na dianteira e disco de 220mm na traseira
Medidas: 2.075mm (comprimento) x 8210mm (largura) x 1.179mm (altura) x 836mm (altura do assento) x 241mm (altura mínima do solo)
Peso: 127kg (seco)
Entre-eixos: 1.258mm
Suspensões: garfo telescópico de 180mm na dianteira e, na traseira, monoamortecimento de 150mm, sem opção de regulagem.