Santa Catarina voltou a registrar temperaturas negativas nesta quarta-feira. Na segunda onda de frio do outono, Urupema, na Serra, marcou -2,8°C. Em São Joaquim fez -1°C. Em outras cidades os termômetros amanheceram com marcas entre 5°C e 9°C.
Segundo o meteorologista da RBS Leandro Puchalski, houve geada na Serra.
– A quarta amanheceu com baixas temperaturas em todas as regiões, mas respeitando a característica de cada uma. E o frio forte, a pouca nebulosidade à noite, a baixa umidade e o pouco vento ajudaram a trazer geada na Serra – explica Puchalski.
Em Florianópolis, dia começou com muitas nuvens e frio abaixo dos 10°C.
Leia mais notícias sobre o frio em SC
As cidades do Oeste aos Planaltos tendem a ter uma quarta-feira fria, já que durante a tarde as temperaturas não passam dos 15ºC nessas áreas. Nas demais regiões os termômetros chegam aos 20ºC.
– O sol aparece em todas as cidades, mas com momentos de muitas nuvens – avisa Puchalski.
Quinta-feira ainda será gelada em SC
– Nesta quinta-feira, bem cedo, o frio deverá ter praticamente a mesma intensidade desta quarta em todas as cidades. Ou seja, ainda esperamos temperaturas negativas na Serra. O sol novamente aparece, mas acompanhado de muitas nuvens, especialmente entre a tarde e a noite, mais nas cidades do Leste catarinense – adianta Leandro Puchalski – Durante a tarde as temperaturas ficam entre 17°C e 19ºC em boa parte das cidades – conclui o meteorologista.
Apesar do frio intenso com belas paisagens, não há muitos turistas na região de Urupema. A expectativa, segundo os empresários, é que na sexta-feira aumente o número de reservas nos hotéis da cidade. Neste fim de semana começa a Festa do Pinhão em Lages, também na Serra de SC.
Frio diferente na sexta-feira
– O amanhecer de sexta não deve ter temperaturas tão baixas em comparação com a quarta e a quinta-feira, mas também não terá grande elevação ao longo da tarde. Ou seja, as máximas da tarde estarão baixas, entre 15°C e 17ºC em boa parte das cidades. Essa mudança no comportamento da temperatura está relacionada ao comportamento do tempo, que muda. A sexta terá muitas nuvens durante todo o dia, inclusive com previsão de chuva pela manhã no Oeste; e entre a tarde e a noite nas demais regiões.
Fim de semana
– O frio não deve ser forte no sábado e domingo. Pelo contrário: as temperaturas até não sobem muito à tarde, mas isso mais no domingo e nas cidades do Oeste aos Planaltos. No Litoral, Vale do Itajaí, Sul e Norte a temperatura da tarde do domingo até sobe um pouco – adianta Puchalski.
What's Up: os atributos irresistíveis da Serra catarinense
Leia mais sobre o tempo noBlog do Puchalski
Acompanhe as últimas notícias do DC