A temperatura abaixo de zero voltou aos termômetros do Estado. O avanço da massa de ar frio pelo Rio Grande do Sul aumentou a sensação de frio na madrugada desta quarta-feira. Em Vacaria, fez -0,3ºC, mas quem saiu da cama antes do sol nascer sentiu na pele a sensação térmica de -2,5ºC. Em Canela e São José dos Ausentes, a temperatura negativa não se confirmou. Ainda assim, geou e a sensação de frio foi de -1,5ºC nos dois municípios.
Leia também:
7 dicas para curtir o frio no Rio Grande do Sul
Confira a previsão do tempo para a sua cidade
Em Porto Alegre, o dia começou com 5,2ºC, de acordo com o Sistema de Vigilância Meteorológica da Capital.À tarde, a máxima deve chegar aos 15ºC, com sol e pouco vento. O ciclone extratropical que trouxe chuva no último domingo e muito vento na segunda e na terça, aumentando a sensação de frio, se afastou por completo do Estado. Por isso, a quinta-feira terá um cenário muito parecido: tempo seco, geada nas áreas mais altas, que podem registrar temperatura negativa na madrugada. Em São José dos Ausentes, pode fazer entre -1ºC e 13ºC. Na Capital, o quinta-feira deve começar com 7ºC e, à tarde, a temperatura pode chegar aos 16ºC. A máxima, um pouco mais elevada, será o prenúncio do que é esperado para sexta-feira: chuva.
A quantidade não será grande, mas a intensidade de chuva esperada para todo o Estado na sexta é forte.
– O sistema deve avançar muito rápido, assim como ocorreu no domingo. Em todo o Rio Grande do Sul, deve chover forte, com trovoadas. A amplitude da temperatura será menor, por isso a sensação será de menos frio – explica o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
O norte do Estado deve ser a região mais afetada. Em Porto Alegre, a temperatura deve ficar entre 11ºC e 18ºC na sexta, mas é a umidade que chama a atenção, e requer cuidados extras.
– Em geral, o RS amanhece sempre muito úmido. É comum registrar entre 70 e 100% de umidade nas primeiras horas da manhã. O que chama a atenção na sexta é que essa porcentagem deve ficar próxima aos 90% durante todo o dia – indica Oliveira.
Sábado e domingo também devem ter pancadas de chuva, porém menos intensas.