Quem tem cachorro sabe o trabalhão que dá ensiná-lo a fazer xixi e cocô no lugar certo. Principalmente enquanto filhotes, já que eles veem sofás, tapetes, rodapés e até sapatos como banheiro. E a situação se complica ainda mais para os animais que passam a ser criados dentro de casa ou em apartamento. Para evitar que o seu cãozinho use todos os lugares da casa, você pode treiná-lo para fazer as necessidades no local apropriado. Por isso, quanto antes ensiná-lo, melhor.
Saiba quais os perigos da administração de remédios sem a prescrição do veterinário
– O ensino começa desde quando o filhote é desmamado, quando é adotado pela nova família. Paciência e dedicação são imprescindíveis para que o seu pet compreenda a rotina do novo lar – ressalta o médico veterinário Renato Santini Machado, especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais.
Aprenda a fazer em casa alguns brinquedos para o seu pet
Uma das dicas é destinar um local arejado, de fácil limpeza e de fácil acesso para as necessidades do cãozinho. Nesse local, recomenda-se o uso de um estrado sanitário ou um tapete higiênico (facilmente encontrados em petshops).
10 alimentos perigosos que cães e gatos estão proibidos de comer
– Sempre que o filhote começar as fazer as necessidades, leve-o até o local destinado. Com o tempo, ele associa as necessidades com o espaço. Áreas de serviço, sacadas fechadas ou banheiros são os locais mais adequados – salienta o veterinário.
Animais de estimação em condomínio: saiba o que pode e o que não pode
Cães mais velhos e idosos têm mais vícios e, portanto, mais dificuldade de aprendizado do que os mais novos. Assim, podem demorar para se adaptar à rotina. Apesar disso, as dicas são as mesmas, mas é preciso ter mais paciência. Se as dicas não funcionarem, podem influenciar no comportamento do pet. É importante saber que cada animal tem suas particularidades.
Na média, os cães que demoram de 20 a 30 dias para aprender comandos. Mas há raças, como o chow chow, que chegam a demorar até um ano para assimilar as dicas. Os collies são mais rápidos, em média em uma semana se adaptam às primeiras ordens. Se o tutor preferir, pode pedir auxílio a um veterinário ou a um adestrador.
DICAS DE COMO ENSINAR SEU CÃO
1) Separe um local para ele sempre fazer as necessidades ali. Um truque que pode ser usado é impregnar um jornal (ou tapete higiênico) com o xixi e colocar no local. Assim o cãozinho associa o cheiro ao local
2) Quando ele começar a fazer xixi ou cocô no lugar certo, mostre que ficou feliz fazendo um carinho ou dando um petisco. Esse reforço positivo irá lembrá-lo sempre de fazer no mesmo local
3) Jamais dê bronca no seu animal caso ele faça as necessidades em outro lugar. Isso vai fazer com que ele tenha medo de fazer xixi e cocô e não aprenda o correto. Em casos mais extremos, recomenda-se dobrar um jornal em forma de canudo e bater no chão (nunca no animal)
4) Há também medicamentos conhecidos como “Pipi Pode” (que aponta onde o animal deve fazer as necessidades) e “Pipi Não Pode” (para que o animal não se sinta confortável naquele local). Umedeça o tapete higiênico com o “Pipi Pode” e, se ele fizer em outro lugar, borrife “Pipi Não Pode”
5) O local deve ser longe da comida ou de onde o seu animal dorme. Eles naturalmente têm preferência por locais assim
6) Evite limpar o xixi na frente do seu cachorro. Isso pode fazer com que o seu animal entenda que assim ele chama a sua atenção e, ao invés de mudar, ele continuará a fazer no lugar errado
7) Se ele estiver fazendo as necessidades no lugar errado, interrompa e mostre o local correto, chamando ele. Caso ele mude para o local que você indicou, use o reforço positivo, dando os parabéns
8) Dê um nome para a atividade, como “ir ao banheiro” ou “fazer xixi”. Isso ajudará o seu cão a assimilar o comando quando levá-lo ao lugar correto
9) Comandos de voz diretos, como um rígido “não”, quando o cão faz no lugar errado, também funcionam