Dois balões fizeram um pouso forçado no mar de Torres por volta das 8h15min deste domingo, durante o encerramento do Festival de Balonismo da praia gaúcha. Os pilotos foram resgatados por botes do Corpo de Bombeiros da cidade. Apesar do susto, não houve feridos.
O diretor do campeonato, Bruno Schwartz, classifica o episódio como um incidente. Segundo ele, os pilotos estavam a uma altura mais elevada do que o usual ao se aproximarem da praia e, por isso, precisaram pousar na água.
– Os dois balões não conseguiram aterrissar na praia porque estavam altos demais. Por isso, tiveram de pousar na água. Foi um erro de pilotagem – disse Schwartz.
Segundo ele, o incidente já ocorreu outras vezes em Torres:
– Adotamos o procedimento normal. Os balões pousaram na água e os pilotos ficaram lá, aguardando até o bote resgatá-los.
Leia mais:
Festival Internacional de Balonismo colore céu de Torres até domingo
A ascensão e quase queda em uma viagem de balão em Torres
Veja como foi a 27ª edição do Festival de Balonismo, em 2015
Um dos balões chegou a ter parte da lona danificada pelo fogo, enquanto outro teve de ser retirado com a ajuda de cordas e um bote. Um terceiro balão que tocou a água conseguiu levantar voo novamente, pousando na areia minutos depois.
– Ainda bem que fomos rápidos no resgate. A corrente de ar estava boa naquela área, mas estes três pilotos estavam a uma altitude maior e acabaram não conseguindo pousar na orla – explica o Sargento Marcelo França, do Corpo de Bombeiros de Torres.
Como o domingo marcava o último dia do Festival e houve chuva intensa em Torres após os acidentes, o restante das atividades foi cancelada.