A partir da tarde desta quarta-feira, a chuva que já atinge a Fronteira Oeste deve se espalhar por todas as regiões do Rio Grande do Sul – com exceção do Noroeste. De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo instável segue até o próximo domingo, acompanhado de temperaturas elevadas, com máximas de até 33ºC.
Na manhã desta quarta-feira, cerca de 12 famílias estavam em abrigos da prefeitura por causa da chuva em Quaraí, na Fronteira Oeste – outras 70 alojavam-se em casa de amigos e familiares. Devido ao mau tempo dos últimos dias, o solo está encharcado, e a Somar não descarta a possibilidade de alagamento e deslizamento de terra também em outros municípios da Metade Sul.
Leia mais
Porto Alegre tem maior temperatura para abril em cem anos
Como o calor impacta o nosso dia a dia
Leia as últimas notícias do dia
Na Região Metropolitana e na Metade Norte, as pancadas podem vir com intensidade no fim da tarde desta quarta. Há previsão de ventos de mais de 60 km/h em todas as regiões gaúchas.
Mesmo com a chuva, no entanto, as temperaturas elevadas não devem dar trégua tão cedo. Conforme a Somar, o bloqueio atmosférico deve segurar o mau tempo sobre o Estado até domingo. A partir da próxima segunda-feira, uma massa de ar frio avança, e as temperaturas devem cair rapidamente, atingindo máximas entre 22°C e 25°C nos próximos dias.