O paciente diagnosticado com gripe A em Brusque morreu na noite desta terça-feira na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Azambuja.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Brusque, o paciente era um homem de 46 anos que foi internado no dia 16 com suspeita de tuberculose. Na última sexta-feira, dia 25, ele foi encaminhado para a UTI e a equipe médica iniciou o tratamento com antiviral Tamiflu.
Segundo a secretaria, o paciente apresentava sintomas parecidos com os da gripe, porém de forma acentuada. A coleta para a análise da suspeita de infecção pelo vírus H1N1 foi feita na manhã de sábado, 26, e a confirmação da doença saiu na tarde desta terça-feira, dia 29. A morte ocorreu no mesmo dia às 20h45min.
Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), o paciente era fumante e procurou auxílio médico após 10 dias do aparecimento dos sintomas.
A Secretaria de Saúde informa que também acompanha os casos de duas mulheres suspeitas de terem contraído o vírus. Uma delas segue internada na clínica médica do Hospital Azambuja. A outra paciente teria ido de Blumenau para Brusque e está na UTI do Hospital e Maternidade Evangélico.
Com este caso, Santa Catarina soma quatro mortes por gripe A em 2016: duas em Blumenau, uma em Guaramirim e uma em Brusque.