Consumir alimentos livres de agrotóxicos é desejo de muita gente, mas encontrá-los à venda – e com preços acessíveis – costuma ser uma tarefa árdua. Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) desenvolveu o Mapa de Feiras Orgânicas, uma ferramenta que agrega informações sobre pontos de venda de produtos orgânicos em todo o Brasil, como feiras, associações e cooperativas. A iniciativa faz parte da campanha Brasil Saudável e Sustentável, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O site tem cadastrados mais de 500 pontos de comercialização de orgânicos e agroecológicos em todo o país. Deste total, 90% são feiras. No Rio Grande do Sul, 42 pontos de venda já foram localizados em cidades como Porto Alegre, Pelotas e Caxias do Sul. Somente na Capital, há 12 locais de comercialização.
Leia mais:
Alimentos orgânicos buscam mais espaço na mesa do consumidor
Agricultura ganha espaço em centros urbanos no Rio Grande do Sul
Rede transforma apartamentos na Capital em feirinha de orgânicos
Com a ajuda do GPS ou a partir do endereço que o usuário disponibilizar, o buscador identifica o ponto de venda mais próximo e traça rotas para chegar ao local escolhido. A ferramenta também informa os produtos que são vendidos e os dias e horários de funcionamento. O consumidor pode colaborar enviando comentários e avaliando os itens, além de sugerir novos pontos de venda de produtos orgânicos. Antes de inserir no sistema, o Idec verifica se o local sugerido é confiável e se os produtos são de qualidade. A ferramenta traz ainda receitas com alimentos regionais e de época, retiradas do livro Alimentos Regionais Brasileiros, do Ministério da Saúde.
O Mapa de Feiras Orgânicas pode ser acessado em feirasorganicas.idec.org.br, além de celulares com sistemas Android e iOS. O aplicativo está disponível para download gratuito no Google Play e na App Store.