A Minerva, universidade americana que deu cara nova ao Ensino Superior, está com inscrições abertas para a terceira turma, cujas aulas começam em setembro deste ano. Mas se você pretende ingressar nessa que é considerada a faculdade dos sonhos, apresse-se: o prazo termina nesta terça-feira.
MEC divulga cursos do Enade 2016
Universidade do Porto aceita nota do Enem
"A Minerva vai permitir que eu me forme como aluna do mundo"
Criada pelo norte-americano Ben Nelson em 2011, a Minerva propõe como método de ensino a não existência de salas de aula. O contato entre alunos e professores se dá de forma online. Com webcams e microfones instalados nos computadores, os estudantes assistem às aulas em tempo real de onde quiserem – seja dentro ou fora das instalações da instituição. Mas isso requer uma grande disciplina, já que os professores estimulam e avaliam constantemente as participações dos alunos nas discussões propostas. Os feedbacks são semanais.
Outra inovação da Minerva – e talvez uma das mais atrativas – é que a cada semestre, durante os quatro anos de curso, as aulas ocorrem em uma cidade diferente ao redor do mundo. Durante o primeiro ano, os alunos ficam em San Francisco, Califórnia, sede da universidade. Depois, devem seguir viagem para destinos como Berlim, Buenos Aires, Seul, Bangalore, Londres e Istambul.
– Minerva busca formar líderes inovadores e cidadãos globais, porque a cada dia o mundo está mais globalizado. Os grandes problemas mundiais no futuro vão ser decididos por pessoas de diferentes países e culturas, por isso acreditamos na importância de conhecer e estudar em diversos países pelo mundo e não dentro de um campus. A Minerva acredita que o aluno aprende comparando, questionando e vivendo na prática – afirma Alex Aberg Cobo, diretor da Minerva para a América Latina.
Para ser aceito na Minerva, os estudantes precisam enfrentar uma maratona: preenchimento de formulário, análise do histórico escolar do Ensino Médio, observação de atividades extraclasse (trabalho voluntário e olimpíadas, por exemplo), teste de QI, provas de matemática, proficiência em inglês e entrevista.
– A Minerva procura alunos academicamente sólidos, maduros, curiosos, humildes para contribuir com a discussão em classe e dispostos a aprender com seus pares – ressalta Alex.
Segundo Alex, o custo anual de um aluno da Minerva gira em torno de US$ 30 mil. Para quem não dispõe dessa quantia, são oferecidas bolsas de estudos. São cinco as áreas de ensino: Escola de Artes e Humanidades, Escola de Ciências Sociais, Ciência da Computação, Ciências Naturais e Escola de Negócios.
Serviço
Prazo para inscrições: 15/3, em minerva.kgi.edu/application-start/
Após 15 de março, os estudantes que se inscreveram têm até uma semana para concluir as próximas etapas da seleção.