Um jacaré-de-papo-amarelo foi capturado por uma família após invadir uma residência na Praia do Laranjal, em Pelotas. Segundo os moradores, o animal de 1,70 metro aparecia há cerca de dois meses durante a madrugada no pátio da casa, próximo a uma área de banhado, e foi resgatado pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).
A bancária Josiane Born afirma que fez diversos chamados à Patram. Mas segundo a patrulha, a captura ainda não havia sido feita por falta de efetivo noturno - são priorizados os atendimentos das 7h às 19h.
Na noite do último sábado (13), a moradora fez uma armadilha com a ajuda de um amigo e levou o animal até a calçada, na avenida Rio Grande do Sul. Um soldado da Patram foi chamado e recolheu o jacaré, que ficou aos cuidados do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS) e do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e depois solto na região da Marambaia, no Canal São Gonçalo.
De acordo com a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, o jacaré-de-papo-amarelo é única espécie de jacaré do Estado e atinge, em média, dois metros de comprimento.
Em fevereiro de 2015, um jacaré apareceu nas águas da Praia do Cassino, em Rio Grande. Em dezembro de 2014, um policial perdeu parte dos dedos ao tentar imobilizar o réptil em uma casa, às margens do Arroio Pelotas, em Pelotas.
* Rádio Gaúcha