A Festa da Uva sempre trouxe como um dos principais lemas a valorização do imigrante italiano e o seu caráter regional. Os distritos de Caxias têm, novamente, um espaço nos Pavilhões, mas nesta edição alguns municípios da região também ganharam destaque. Reunidas na área Nostra Mérica, as prefeituras de 10 cidades que formam o território das Colônias Italianas recebem visitantes e convidam para visitação.
Os estandes de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Encantado, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata e Veranópolis ficam em um espaço de 600 m² no Pavilhão 2. Caxias também está representada.
- Essa novidade serve para contar o início da povoação dos imigrantes na Serra e para relembrar a origem da Festa. Nossa ideia é reforçar a ideia de regionalidade e integração entre os municípios. O projeto é inspirado na Festa de 1950, a primeira após a Segunda Guerra Mundial. Nessa edição ocorreu a convocação para que esses municípios retomassem a Festa juntamente com Caxias - explica Antonio Feldmann, diretor de Integração Regional da Festa e vice-prefeito de Caxias.
Para que o visitante possa se sentir dentro da história dos municípios, as fachadas dos estandes do Nostra Mérica, que retratam uma antiga vila italiana, mostram um monumento histórico de cada cidade. A prefeitura de Farroupilha, por exemplo, expõe a Casa De Bona, uma obra do final de 1888 que marca a presença dos imigrantes na região. Já a de Flores da Cunha traz a imagem da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, uma das construções mais antigas do Estado no estilo gótico. A Casa Saretta, retratada no espaço de Veranópolis, chamou a atenção do casal Marcia Rodrigues dos Santos, 32 anos, e Lairton Rodrigues, 34, de Gravataí. Eles visitaram na Festa da Uva pela primeira vez neste ano e ficaram encantados com o espaço dedicado aos municípios.
- Somos daqui de perto, mas não conhecemos muito sobre essa região. Aproveitamos para saber mais sobre os pontos turísticos, caso algum dia tenhamos a chance de passear novamente por aqui - diz Marcia.
Turistas interessados em passeios passaram pelo espaço de Garibaldi. Leandra Grassi, que recepciona o público no estande, conta que passou muitas informações sobre a Maria Fumaça, atração da cidade.
- Atendi pessoas da região, mas também de bem longe, como um grupo do Pará. A maioria veio conhecer a Festa da Uva, mas queria aproveitar para conhecer outras cidades. Esse espaço nesse ano é bom porque ajuda a promover outros municípios - acredita.
Programação desta quarta-feira
14h às 22h - DJ Bigoli no Palco da Uva
18h - CTG Campo dos Bugres no palco Cultura na Festa
19h - Coro Masculino Monte Carlo no palco Cultura na Festa
20h - Canteriando no palco Cultura na Festa
21h - Grupo de Danças Folclóricas Internacionais no palco Cultura na Festa
Programação Noite da Família - Espaço Multicultural
18h30min - Missa campal na igreja da Réplica de Caxias
20h15min - Apresentação do Coral Stella Alpina
20h40min - Padre Ezequiel e Banda
22h30min - Show da Família Lima com a participação especial da Sandy no Espaço Multicultural
Novidade
Espaço Nostra Mérica, na Festa da Uva, reúne 10 municípios da região
Os estandes de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Encantado, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata e Veranópolis ficam em um espaço de 600 m²
GZH faz parte do The Trust Project