Para ficar mais acessível ao bolso do consumidor, até o ovo de Páscoa encolheu neste ano. Pressão de custos entre 7% e 15%, atrelados ao dólar, como o preço do cacau e do açúcar, entre outras matérias-primas, fizeram empresas reduzirem o tamanho dos produtos.
A Chocolates Munik, por exemplo, diminuiu o tamanho dos ovos da linha saúde. O ovo diet da marca e o de cacau 50%, que na Páscoa do ano passado pesavam 200 gramas, foram reduzidos para 130 gramas, conforme a gerente comercial e de marketing da empresa, Leila Detício. Com isso, o desembolso do consumidor diminuiu.
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Em 2015, o consumidor gastava R$ 39,80 pelo ovo diet e R$ 34,90 pelo de cacau 50%. Neste ano, os preços são de R$ 26 e R$ 23, respectivamente. O preço por grama foi mantido de um ano para outro, em R$ 0,19 no caso do ovo diet e em R$ 0,17 no ovo de cacau 50%.
– Não estamos repassando 15% de aumento de custo de produção por causa da alta do dólar – explica a gerente comercial.
Além de reduzir os tamanhos das versões do ano passado, Leila conta que os três lançamentos da linha saúde deste ano também são menores – variam entre 100 gramas e 130 gramas.
– Reduzimos o tamanho dos ovos da linha saúde porque o consumidor desse tipo de produto não é de comer muito chocolate – justifica.
No entanto, o fato de essa ser uma linha mais cara, feita com chocolate ao leite, também pesou.
No caso do ovo crocante da marca, que é considerado top de linha, o tamanho também encolheu. Ele pesava 470 gramas na Páscoa do ano passado e atualmente é fabricado na versão de 410 gramas.
A TopCau é outra fabricante de ovos de Páscoa que trabalha com ovos de menor tamanho, de até 250 gramas, porque 60% dos volumes fabricados são de produtos licenciados de personagens infantis, diz a gerente de marketing, Alais Valentini Fonseca.
Neste ano, a empresa está produzindo miniovos, de 96 gramas, que representam um desembolso menor para o consumidor. A marca reajustou os ovos em 10%.