Se você ficou frustrado ao ler a coluna da semana passada e descobrir que as tendências alimentares para 2016 não são nenhuma novidade, prepare-se! Na área dos exercícios, a promessa é inventar e reinventar. A ideia é tornar a ida à academia menos monótona, mais eficiente e rápida. E quando eu falo em rápida, é The Flash mesmo, podendo durar só quatro minutos - vai demorar mais para achar uma vaga no estacionamento do que completar o exercício em si!
Treinos muito curtos e intensos ganham adeptos no mundo fitness
Em fevereiro, a Fórmula Academia passa a oferecer aos alunos o protocolo Tabata. Nele, são feitos oito exercícios intensos por 20 segundos com 10 de intervalo, sempre com a supervisão dos professores. O coordenador da academia, Felipe Barcelos, observa que o exercício poderá ser feito isoladamente ou como complemento à musculação ou aula coletiva. E o melhor: não tem hora marcada nem nada. É chegar, fazer, tomar banho e ir embora! Já a Cia Athletica aposta no mix entre bike, localizada e treino metabólico:
- O que está vindo de novo dos Estados Unidos e Europa são aulas intervaladas entrando em áreas mais específicas como bike e running - diz o gerente da Cia da Capital, Paulo Ayres. Os benefícios da prática são: maior gasto calórico, aceleração do metabolismo e, ao contrário das aulas só de bike, também trabalha a parte superior do corpo.
Camila Kosachenco: por que nunca serei a Pugli
Além das novidades nas academias, o personal trainer André Mallmann cita outras modalidades que tendem a bombar: o treino com o peso do próprio corpo - calistenia, treinamento suspenso e slackline, por exemplo - e o tal do HIIT. O primeiro oferece a praticidade de utilizar poucos ou nenhum aparelho. O HIIT usa um ou mais tipos de exercícios de alta intensidade durante um curto espaço de tempo com pequenos intervalos.
- Este deve ser muito bem observado por ser altamente propenso a causar lesões musculares e articulares. Um treino de alta intensidade deve ser muito bem prescrito - alerta André.
Última: em um plantão de sábado, fiz uma ótima descoberta: Pulp Chicken. Uma tele de Porto Alegre que oferece um galeto bem temperadinho (com ervas) com os mais diversos tipos de acompanhamento. De massa até o clássico maromba purê de batata-doce.