A mudança nas solicitações de carteiras de trabalho que estava prevista para o mês de dezembro em 23 municípios gaúchos não mais acontecerá.
A alteração de planos partiu do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho de Porto Alegre (SRTE-RS).
A explicação, segundo o MTE e a SRTE-RS, é de que a migração do sistema offline para o online neste mês não será viável em função de ajustes na liberação do sistema. A nova data para que a alteração ocorra ainda não foi definida.
Saiba quais são os documentos necessários para encaminhar a carteira de trabalho
1ª via
- Carteira de Identidade em boas condições
- Certidão de nascimento ou de casamento
- CPF
- comprovante de residência com CEP
2ª via (continuação ou inutilização)
- Carteira de Identidade em boas condições (preferencialmente trazer cópia)
- Certidão de nascimento ou de casamento
- CPF
- Comprovante de residência com CEP
- Carteira de trabalho anterior em condições de leitura de número e série
- Caso o número e a série da CTPS não estejam visíveis, eles podem ser comprovados por meio de um dos seguintes documentos:
a) cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa.
b) extrato do PIS/PASEP ou FGTS.
c) requerimento do seguro desemprego.
d) termo de rescisão do contrato de trabalho homologado.
2ª via (por perda ou roubo)
- Documentos iguais aos da 1ª via
- Boletim de ocorrência policial
- Documento onde conste o número da CTPS anterior, que podem ser um dos seguintes:
a) cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa.
b) extrato do PIS/PASEP ou FGTS.
c) requerimento do seguro desemprego.
d) termo de rescisão do contrato de trabalho homologado.
* Diário Gaúcho