A Banda Liberdade, que ganhou destaque nacional por ressocializar jovens infratores de Passo Fundo por meio da música, irá se apresentar hoje no saguão do Foro Central - Prédio II (Manoelito de Ornelas, 50, em Porto Alegre) às 14h30min.
Criado em 2009, o conjunto é formado por 30 jovens infratores do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e terá no repertório reggae, rock e sertanejo. O Juiz da Vara da Infância e Juventude de Passo Fundo, Dalmir Franklin de Oliveira Junior, é um dos responsáveis pelo trabalho e participa eventualmente das apresentações:
O que jovens da Fase pensam sobre a redução da maioridade penal
- Eu toco guitarra e queria fazer algum projeto nessa área, de ensinar música aos adolescentes. Eu tinha alguns instrumentos, que doei para o projeto. A jurisdição não permite que a gente possa se dedicar especificamente a essa atividade, mas eu participo do projeto circunstancialmente - explica.
A banda é dividida em dois grupos: o da harmonia, com sete alunos, e o da percussão, com 23. Apesar da divisão, os alunos podem tocar instrumentos dos dois grupos. Nos seus cinco anos de existência, o conjunto já se apresentou em seminários, no teatro do Sesc, na Universidade de Passo Fundo (UPF), em atividades dentro do Case, além de tocar em Santa Maria e Porto Alegre.
Governo articula no Senado proposta alternativa à redução da maioridade penal
A Banda Liberdade iniciará suas atividades em Porto Alegre, no dia 23/11, no início da tarde, no Auditório do Foro II, fazendo uma apresentação (gravação de programa), para Rádio Web do Tribunal. À noite (a partir das 18h), fará uma oficina e apresentação na Conferência da Justiça Restaurativa, que acontecerá no mesmo local. No dia 24/11 está programado uma apresentação em uma das unidades da FASE (CSE). A noite estará fazendo apresentação no Bar Opinião, não tendo ainda horário definido.