Abraço coletivo entre os voluntários na Praia da Guarita
Foto: Harleyson Almeida/Especial
No trecho de pouco mais de 200 metros que corresponde à Praia da Guarita, em Torres, foram recolhidos 66,8 kg de lixo (1.797 objetos) neste domingo, em uma ação do Projeto Praia Limpa Torres. Os itens mais encontrados foram pedaços de plástico (279), pontas de cigarro (243), canudinhos (214) e tampas de refrigerante (181). Cerca de 300 voluntários participaram do mutirão.
O encontro havia sido marcado para o dia 20 de setembro, em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que ocorre anualmente no terceiro final de semana de setembro, mas foi desmarcado devido à chuva. Além da limpeza, houve palestras, uma mostra de projetos artísticos e uma mostra de projetos ambientais.
Organizado pela Associação dos Surfistas de Torres, o Projeto Praia Limpa Torres existe desde maio de 2013 e desde então organiza mutirões de limpeza - são cerca de 10 por ano - e ações de conscientização ambiental para estudantes e veranistas - no ano passado, 800 alunos participaram das atividades, e, neste ano, o objetivo é chegar aos mil.
- Por mais que o projeto tenha uma vida curta, a gente já nota uma sensível melhora nas praias, mas a batalha não tem fim. Se limpamos hoje, provavelmente daqui quinze dias, um mês, elas vão estar sujas de novo. Precisa ser um trabalho continuado, que passa muito pela educação - afirma Alexis Sanson, coordenador do projeto.
Mutirão de limpeza recolhe 15 toneladas de lixo na zona sul da Capital
Leia as últimas notícias de Zero Hora