Desde 2008, as cidades do país se colorem de rosa durante o mês de outubro para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, o segundo mais frequente do mundo e o de maior incidência entre as brasileiras. Batizada de Outubro Rosa, a ação estimula a participação da população e tem como objetivo promover a conscientização e a troca de informações sobre a doença.
Ações de prevenção ao câncer de mama marcam Outubro Rosa em Santa Maria
Ainda que o diagnóstico e o tratamento tenham melhorado nos últimos anos, os números ainda assustam: dados do Ministério da Saúde apontam que, a cada 36 minutos, uma brasileira morre vítima de câncer de mama. E mais. A cada 10 casos, sete são diagnosticados em fase avançada, quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo.
Um dos momentos mais angustiantes na jornada do paciente que está investigando o câncer de mama é a hora do diagnóstico. É difícil não ficar aflito nesse momento. Não à toa, para a maioria, receber a notícia é como esperar uma sentença.
Clique na imagem abaixo e leia a reportagem completa do caderno Bem Viver! deste final de semana, que traz histórias de superação de mulheres que encararam e venceram o câncer de mama: