O que você faz com seu pet quando precisa viajar? Para muitos donos, as alternativas são sempre as mesmas: recorrer a parentes e vizinhos que gostem de animais ou abrir a carteira para deixar os peludos em hotéis especializados.
Eduardo Baer e Fernando Gadotti resolveram criar uma solução criativa para resolver o impasse: criaram o DogHero, uma espécie de Airbnb para cães. A plataforma digital que ajuda donos a selecionar o melhor anfitrião para hospedar e cuidar do animal durante a ausência do responsável.
No site, os anfitriões - interessados em receber os animais - elaboram um perfil contando sobre sua experiência e seu carinho por animais, além de informações como: localização, tipo de propriedade (casa ou apartamento), veículo para emergência, presença de outros animais e existência de área externa.
Ter um pet pode ajudar a fazer amigos
O processo de inscrição e aprovação para ser anfitrião é feito com cautela. Após o cadastramento no site, a equipe entrevista o candidato, consulta perfis virtuais e até checa se o mesmo tem antecedentes criminais.
- Apenas 20% dos candidatos são aprovados para serem anfitriões em nossa plataforma. Queremos encontrar pessoas que amem os animais, que tenham capacidade para cuidar deles e que sejam responsáveis - explica Fernando.
Para o dono do cachorro o processo é simples. Entra em contato com o anfitrião que mais lhe agrada e combina os detalhes da hospedagem. O preço da estadia é estipulado por cada anfitrião, mas a média de valor do site é de R$50. A empresa cobra uma taxa de Serviço de 25% de todas as diárias e serviços contratados pela plataforma da DogHero.
Durante a viagem, os responsáveis pelo cachorro hospedado com a DogHero acompanham sua rotina por meio de fotos e vídeos que o anfitrião envia pela própria plataforma. A empresa também oferece uma garantia de R$ 5 mil para emergências veterinárias.
- Já temos mais de 1500 anfitriões cadastrados no Brasil. Em Porto Alegre existem mais de 100 presentes na plataforma. Desde o início deste ano já realizamos cerca de 10 mil diárias.
Fernanda Nardi é psicóloga e conheceu a plataforma em março. Desde lá já recebeu quatro hóspedes, sendo que um deles já ficou hospedado na casa na Zona Sul de Porto Alegre mais de cinco vezes.
- Eu sempre amei animais e sou protetora que resgata muitos cães de rua. O dinheiro que ganho com as hospedagens serve para financiar os resgates, gastos veterinários e rações com os cachorros que salvamos - conta a anfitriã.