Nesta semana, a jornalista Ana Prado relatou em seu Facebook - e para o site Brasil Post - um episódio inusitado de assédio por parte de um funcionário da NET. De acordo com ela, a empresa ligou para sua casa para oferecer um pacote. Ela não aceitou e desligou o telefone. Minutos depois, o funcionário a adicionou no WhatsApp, disse que eles têm "acesso a todos os dados dos clientes", se recusou a deletar o número de Ana e ainda desafiou-a a processá-lo.
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Depois da matéria feita pelo portal, a companhia de TV a cabo e internet disse, por meio de rede social, que tomaria providências. A partir do surgimento de outros casos semelhantes nos comentários, a NET divulgou uma nota de esclarecimento:
Com base nas informações tornadas públicas pela cliente Ana Prado em 26/05/2015, a NET informa que está averiguando o fato relatado e tomará todas as medidas cabíveis para apurar, identificar e afastar sumariamente qualquer colaborador ou prestador de serviço que faça uso indevido de informações pessoais, confidenciais e sigilosas de nossos clientes;
Estamos, ainda, solicitando à cliente para que faça registro de um Boletim de Ocorrência na Polícia, a fim de que o fato seja apurado também na esfera criminal;
Cumpre ainda esclarecer a todos os nossos clientes que tratamos suas informações pessoais com as mais rigorosas práticas e políticas de proteção ao sigilo. Todos os prestadores de serviços da companhia estão obrigados contratualmente a assegurar a proteção dos dados dos consumidores e são proibidos de utilizar estas informações para qualquer outro fim. Também ficam cientes das sanções contratuais, cíveis e criminais aplicáveis em caso de descumprimento;
Além disso, os colaboradores envolvidos em atividades de atendimento ao cliente têm acesso aos dados estritamente necessários para executar suas funções, sempre de forma individualizada e rastreável.
Atenciosamente
NET