Para alguns, 2015 não poderia ser mais perfeito. O motivo? O ano tem o dobro de feriadões se comparado com 2014. Mas nem tudo é praia, cerveja e churrasco. O cuidado deve ser redobrado nessas datas, segundo indica um estudo feito na Faculdade de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará para avaliar o impacto dos feriadões na alimentação.
Veja o que abre em Porto Alegre no feriado de Tiradentes
- A ideia veio de publicações americanas que vêm chamando a atenção para o impacto de feriados sobre ganho de peso e surgimento de obesidade. Lá, eles focam as pesquisas no feriado de Ação de Graças - explica a nutricionista e coordenadora da pesquisa Helena Sampaio.
O estudo foi dividido em duas partes: a primeira, que avaliou 57 pessoas durante os feriados de Natal, Ano-Novo e Carnaval, já foi concluída; a segunda, que avalia os impactos da Páscoa e das festas juninas, ainda está em andamento. Apesar das diferenças do cardápio de cada um dos feriados, o estudo conseguiu identificar padrões comuns nos períodos analisados.
- Em ambas as festas, as dietas se tornaram mais excessivas em calorias, açúcares, colesterol e sódio, além de um consumo elevado de bebida alcoólica. Alimentos mais saudáveis que compunham o dia-a-dia do grupo foram eliminados nas festas, como verduras, legumes e frutas. Ocorre uma piora da qualidade e quantidade da alimentação - explica a pesquisadora.
De acordo com o estudo, ficou clara a piora na situação nutricional. Os pacientes analisados tiveram um aumento da gordura corporal - que, posteriormente, pode causar aqueles quilos a mais, diz Helena:
- Este aumento de gordura corporal não havia voltado aos valores iniciais mesmo um mês após o fim do Carnaval. Tal fato se repetiu em todas as pessoas analisadas.
O levantamento, que é um dos primeiros feitos no Brasil, mostra que qualquer feriado prolongado, principalmente quando o governo decreta ponto facultativo (ampliando ainda mais o número de dias de excessos alimentares e alcoólicos) merece investigação.
- Não é um feriado prolongado que será responsável pela excesso de peso e de gordura corporal, mas sim o acúmulo de feriados ao longo do tempo. Isso faz com que a pessoa ganhe um peso considerado irrisório, como meio quilo. Mas, se o peso se incorpora e não é perdido, a cada feriado a pessoa ganha mais peso. Por isso, anos em que os feriados vêm em alto número, como 2015, merecem uma preocupação maior - conclui a nutricionista.
Como se recuperar do estrago?
A especialista indica algumas medidas para aliviar o organismo pós feriadão, tais como:
- Durante os feriados, não deixe de consumir frutas, legumes e verduras.
- Após os feriados, priorize verduras, frutas, laticínios desnatados e carne branca nas refeições. Corte cereais, carnes vermelhas, gorduras e açúcares e massas pelo mesmo número de dias em que o excesso foi praticado.
- Pratique exercícios físicos para estabilizar o peso e a gordura corporal no patamar anterior ao feriado.