O Carnaval terminou e, infelizmente, sua fantasia de odalisca vai ter que passar alguns meses guardada. Se você investiu pesado nos paramentos para a folia (e mesmo se gastou pouco, mas se apaixonou pela fantasia baratinha), há alguns pontos nos quais é necessário prestar atenção na hora de lavar seu manto carnavalesco.
Vencedora: Imperadores do Samba conquista seu 20º título
Os melhores memes dos desfiles de Carnaval
VÍDEO: os maiores escândalos da história do Carnaval
Puxe a etiqueta da sua fantasia e aprenda a lavá-la sem estragar:
- Seda/viscose: são consideradas as mais sensíveis, já que possuem fibras muito finas e são formadas por tramas estreitas e delicadas. Lavar as roupas mais delicadas manualmente é o mais indicado, mas, ainda assim, dependendo da maneira como a pessoa esfrega e enxágua a peça, as fibras podem quebrar da mesma maneira que acontece nas máquinas.
Fantasias de pedrarias não devem, em hipótese alguma, ser lavadas na máquina em casa. (Foto: Nelson Almeida/AFP)
- Pedrarias: as peças que possuem pedrarias também não podem ser lavadas em máquinas caseiras, porque correm o risco de quebrar, se desmanchar ou puxar fios.
- Poliéster: pode ser higienizado com sabão em pó e, em alguns casos, até mesmo ser colocado na lavadora de roupas, mas sempre com atenção ao que será lavado junto com ele. Ou seja, nada de lavar peças leves e pesadas ao mesmo tempo.
- Couro/camurça: não podem receber qualquer tipo de limpeza e o mais indicado é utilizar mão de obra profissional, que vai garantir a remoção dos resíduos e, além disso, hidratar o couro para que ele fique com um toque macio.