Ao chegar à Praça do Relógio no Shopping Iguatemi, me surpreendi com uma nova ilha envolta pelo aroma dos cafés. O recanto está montado como uma sala de estar com móveis de madeira clara bruta, estilo barroco, estofados em trama natural orgânica. As cores oscilam entre cinza e bege tons de sucata, como define a arquiteta Viviana Hauck, que desenhou a Cafezinho Store.
A ambientação se estende à estante tipo vagão, onde são expostos complementos para o décor da casa, em que a principal atração é o vidro reciclado em objetos utilitários, como as cloches, cúpulas na forma de sino que protegem alimentos e hoje são usadas para flores. A bebida é servida numa pequena bandeja quadrada de madeira, igual a dos móveis, em dois planos.
Quem trouxe para Porto Alegre esse conceito de cafeteria foi Felipe Hauck, utilizando café produzido por um grupo de pequenos e médios produtores da região da Mogiana de Montanhas, onde desenvolvem um projeto de agricultura sustentável.
O café, como o vinho, possui características que os bons provadores definem na degustação: grau de acidez, corpo, notas, etc. Assim, a variedade do café Catuí Vermelho é definida com acidez média, corpo suave e redondo, com notas de avelã e frutado de cereja.
O café é originário da Etiópia, mas os primeiros grãos chegaram ao Brasil em 1727, trazidos da Guiana Francesa. Durante o segundo império, na metade do século 19, ele se tornou o nosso principal produto de exportação, ao ponto de os grandes cafeicultores serem chamados "barões do café". Por isso as xícaras da Cafezinho Store têm uma coroa estampada.
Não basta a boa qualidade do grão para garantir um excelente cafezinho, pois mais de 90% dele é água que precisa ser bem filtrada e sem cloro.
_______________________
Gafe famosa
Neymar foi padrinho de casamento de Paulo Henrique Ganso. Ao sair da festa, foi fotografado levando alguns docinhos para casa. Craque no jogo, Neymar mostrou-se um perna de pau nas boas maneiras. Mas não está só. Por incrível que pareça, alguns convidados, não satisfeitos com os docinhos, carregam para casa até as flores da decoração.
________________________
Mudança de endereço
"Somos um casal de meia- idade e vamos mudar de casa. Gostaríamos de participar a mudança aos nossos muitos parentes e amigos. Como se faz essa participação?" JOÃO e MIRTHA
"Usa-se e-mail ou cartão impresso enviado pelo correio. O mínimo de tamanho de envelope aceito pelo Correio é 16x11cm. O texto no e-mail é mais personalizado. Em síntese é isto: "Fulano de Tal e Fulana de Tal (nomes por extenso) comunicam a mudança de seu endereço residencial (especificado e com CEP). Telefones...."
É importante abaixo do texto constar: Porto Alegre, junho de 2013. No cartão impresso, risca-se com caneta o sobrenome, tornando a mensagem mais íntima.
Franqueza? Em termos
"Tenho uma amiga bastante insegura que está sempre pedindo a opinião da gente. Outro dia fui buscá-la para sairmos. Ela é bem cheia de corpo e estava com um vestido acetinado justíssimo. Perguntou se sua roupa estava adequada. Sem coragem de dizer a verdade, disse que estava tudo OK. Depois pensei em voltar a conversar sobre o assunto. Vale a pena?" SIMONE
- Vale a pena, sim. Você fez muito bem em não dizer nada naquele momento, só deixaria a amiga mais insegura. Quando existe amizade, com jeito pode-se usar de franqueza sem magoar. É uma contribuição. Converse com ela, realçando algo positivo, elogiando seu estilo de vestir, mas alertando-a que a roupa muito justa em tecido brilhante "engorda a gente".