O que filosofia e cerveja têm em comum? Aparentemente, nada. No entanto, o PhD em
Filosofia Steven D. Hales organizou um livro, Cerveja & Filosofia, com vários artigos para mostrar que o estudo sobre a cerveja pode revelar traços importantes sobre a mente e a moralidade humana. Mas não pense em textos sisudos e complicados, é com bom humor que o autor analisa temas como a questão das lentes da cerveja. Ele questiona por que, depois de algumas rodas de chope, nosso companheiro parece mais bonito. E explica: a cerveja tem efeitos psicoativos, ou seja, transforma a percepção, o humor e o comportamento, oferecendo ao consumidor um estado novo de consciência.
O livro é dividido em quatro partes - A arte da cerveja, A ética da cerveja: prazeres, liberdade e caráter, A metafísica e epistemologia da cerveja e A cerveja na história da Filosofia - e tem apresentação de Cilene Saorin, a mais representativa sommelier de cervejas do Brasil. Entre um gole e outro, o leitor pode conhecer elementos de produção e ingredientes que tornam uma cerveja boa ou ruim, conhecer
mais sobre as diferenças entre cervejas industrializadas e artesanais, as leis que apoiam e comprometem a comercialização e a produção da bebida.
CERVEJA & FILOSOFIA
De Steven D. Hales
Editora Tinta Negra
288 páginas
R$ 50